Datada do Império Romano, a peça foi revelada por fortes chuvas no dia 16 de dezembro
Pamela Malva Publicado em 29/12/2021, às 19h00
Nesta quarta-feira, 29, o Ministério da Cultura da Grécia revelou um achado inusitado. Segundo as autoridades, uma estátua de mármore em tamanho real foi descoberta por acaso no sítio arqueológico da cidade de Epidauro, após fortes tempestades.
Acontece que, no dia 16 de dezembro, a chuva tomou conta da região, que já não estava mais sendo escavada. Com isso, conforme narrou o ministério em uma nota à imprensa, uma pequena parte das costas da estátua foi revelada.
Datada do Império Romano, a estátua representa uma mulher vestida com uma túnica presa em seu ombro esquerdo. Já bastante danificada, a peça está sem os braços e a cabeça. A posição de seus membros, contudo, era comumente usada para representar Hygieia, a deusa da saúde e filha de Asclépio, segundo narrou o ministério grego.
Uma vez identificada, a estátua foi transferida para um armazém, onde deverá receber a limpeza e a manutenção necessárias. O sítio arqueológico onde a peça foi encontrada é explorado desde 2015 por uma equipe de pesquisa da Universidade de Atenas, com o apoio financeiro da Fundação de Benefício Público John S. Latsis.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro