Estátua inspirada no "Cristo Redentor" encomendada por empresário armênio pode ser maior representação do messias cristão
Redação Publicado em 18/04/2023, às 14h50
Gagik Tsarukyan, um empresário e político armênio, encomendou e está financiando uma estátua de Cristo que, se for concluída, será a maior representação do messias cristão no mundo. Com 77 metros de altura, a escultura deve ser construída no Monte Hatis, um vulcão extinto na Armênia que é famoso por seus locais históricos.
Segundo o jornal O Globo, a enorme estátua encomendada pelo magnata de 66 anos foi inspirada no "Cristo Redentor", cartão postal do Rio de Janeiro, projetado pelos arquitetos e engenheiros Albert Caquot, Heitor da Silva Costa, Paul Landowski e Gheorghe Leonida.
A construção da estátua de Cristo foi oficializada por Tsarukyan no dia 9 de julho de 2022. Segundo a revista de artes online Hyperallergic, essa cerimônia teve a presença do ministro da Economia da Armênia, Vahan Kerobyan, e também de um representante da Organização das Nações Unidas (ONU). Mesmo com esses apoios, a construção continua sendo uma grande polêmica no país, mobilizando a comunidade ortodoxa local.
A Igreja Apostólica Armênia tem uma posição firmemente contra figuras tridimensionais de Jesus Cristo, rejeitando-as como ídolos. Portanto, a construção da estátua tem gerado polêmica por causa da posição anti-estátuas da igreja nacional do país, que é uma Igreja Oriental Ortodoxa.
Mesmo com a polêmica, Tsarukyan continua seu projeto. A estátua não poderá ser construída diretamente no Monte Hatis, sendo antes esculpida em um estúdio de arte para depois ser instalada no local, que, segundo o jornal O Globo, é um monumento nacional protegido pelo Estado armênio. O magnata ainda quer construir 1.700 degraus que levem à escultura de Jesus.
O "Cristo Redentor" também foi alvo de polêmica enquanto estava sendo construído, por um motivo muito parecido. Grupos protestantes brasileiros eram contrários à construção do monumento, sugerindo que a verba envolvida no projeto fosse usada em projetos beneficentes e assistenciais.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra