Segundo jornal chinês, a estação estará “aberta para as nações que tenham interesse no projeto”
Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/03/2021, às 14h20
Hoje, 9, os governos da China e Rússia fecharam um acordo que tem como objetivo construir uma estação internacional de pesquisa na Lua. Segundo o UOL, a decisão, apresentada por meio de um memorando, foi divulgada pela imprensa estatal dos dois países.
O jornal chinês Global Times informou que toda a construção e utilização da estação será realizada de maneira conjunta pelas duas nações. No entanto, ela também estará "aberta para as nações que tenham interesse no projeto, bem como de todos os parceiros da comunidade internacional".
Conforme repercutido pelo UOL, o portal chinês também afirmou: "China e a Rússia vão formular em conjunto o roteiro para a construção da estação lunar e trabalharão de maneira próxima no planejamento, projeto, implementação e operações da estação, o que também inclui a promoção do projeto para a comunidade aeroespacial internacional".
O principal objetivo da parceria entre os dois países é realizar pesquisas científicas na Lua a longo prazo, com projetos exploratórios inclusive na órbita lunar e no solo do astro.
Segundo o jornal chinês e a agência russa Interfax, o memorando contou com a assinatura de Zhang Kejian, da China National Space Administration (CNSA), e Dmitri Rogozin, chefe da agência espacial Roscosmos.
Documentário sobre o caso JonBenét Ramsey vai mostrar lacunas da investigação
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'