Imagem meramente ilustrativa de um sapo - Pixabay
Chile

Espécie peculiar de sapo é vista novamente depois de 80 anos

O caso aconteceu no Chile e agora especialistas trabalham para conservar o habitat natural do anfíbio. Confira o vídeo!

Penélope Coelho Publicado em 28/09/2020, às 09h40

Conhecido pelo nome de sapo aquático de Hall, esse anfíbio foi descoberto pelo pesquisador norte-americano Frank Gregory Hall, em 1930, no deserto do Atacama, Chile, contudo, a espécie havia sido vista pela última vez há cerca de 80 anos. Porém, esse cenário mudou recentemente após cientistas chilenos ‘redescobrirem’ o sapo.  

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, publicadas pelo portal UOL, os especialistas estão trabalhando para que o habitat natural do anfíbio seja preservado, isso acontece já que a região do norte do Chile — onde o animal foi encontrado — está cada vez mais industrializada.

"Esses animais são aquáticos. Em apenas cinco minutos fora da água, eles morrem", afirmou César Cuevas, pesquisador da Universidade Católica de Temuco, em entrevista para a Reuters.

De acordo com o especialista, o sapo aquático de Hall gerou uma corrida entre os cientistas locais para entender se a espécie que havia sido caracterizada como ‘fantasma’ — por ficar tantos anos desaparecida — era a mesma registrada por Frank Gregory Hall. O que por fim, foi verdadeiramente confirmado.

Atualmente, os especialistas trabalham na comparação da taxonomia do bicho redescoberto, com os outros sapos da região, a fim de entenderem quão raro e diferente é o sapo aquático de Hall.

Confira o vídeo publicado pela Reuters.

Scientist have rediscovered the Hall's water frog, last seen more than 80 years ago, in Chile’s Atacama Desert https://t.co/lUt7tVAUjr pic.twitter.com/ELyHY9y2bq

— Reuters (@Reuters) September 24, 2020
descoberta sapo notícias Chile espécie anfíbio

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais