Centopeia gigante marrom-escura encontrada em Madagascar - Divulgação/Dmitry Telnov
Centopeia gigante

Espécie de centopeia que não era avistada há 126 anos é encontrada em Madagascar

Centopeia gigante marrom-escura (Spirostreptus sculptus), que não era registrada desde 1897, foi encontrada pela expedição Re:wild

Luiza Lopes Publicado em 22/07/2024, às 13h49

Uma expedição na floresta Makira, em Madagascar, descobriu uma centopeia gigante marrom-escura (Spirostreptus sculptus) que não era registrada desde 1897, há 126 anos.

A expedição Re:wild, que buscava espécies não vistas há pelo menos uma década e não listadas como extintas pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), encontrou também peixes, aranhas, besouros, percevejos e caracóis.

A equipe, composta por mais de 30 cientistas de várias instituições, identificou a centopeia como comum na área local, mas inesperadamente "perdida" para a ciência.

No passado, a Busca por Espécies Perdidas procurava principalmente por uma ou duas espécies em cada expedição. Mas, agora, há 4.300 espécies que conhecemos ao redor do mundo que não foram documentadas há uma década ou mais”, disse Christina Biggs, oficial de espécies perdidas da Re:wild, à CNN. 

A pesquisadora espera que, ao identificar algumas das espécies que não foram documentadas em uma década ou mais, eles consigamajudar nos esforços de conservação de espécies vulneráveis ​​e evitar extinções. “Você não pode salvar o que não sabe se existe”, pontuou.

Biggs também ressaltou que fatores como "doença, poluição, clima catastrófico, conflito entre humanos e animais selvagens" podem influenciar.  "Ou também, às vezes é simplesmente porque as pessoas não procuraram por ela ou estão menos interessadas porque ela não é peluda e bonitinha”, afirmou.

Centopeia

A centopeia encontrada é uma fêmea gigante com 27,5 centímetros de comprimento. Biggs encontrou o milípede gigante rastejando sobre sua bota fora da barraca e o filmou por achar interessante, sem saber que era uma espécie perdida.

Só quando Dmitry Telnov, especialista em besouros do Museu de História Natural de Londres, enviou o material para um colega alemão especializado em miriápodes de Madagascar é que foi descoberto que a espécie não era registrada desde 1897.

espécie Expedição Madagascar centopeia IUCN Christina Biggs Dmitry Telnov Re:wild floresta Makira

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais