Imagem ilustrativa - NASA
NASA

Espaçonave da NASA envia com sucesso sinal de laser a 470 milhões de km pelo espaço

Sucesso com o sinal enviado pela espaçonave Psyche pode ajudar em futuras missões tripuladas à Marte, entre outras explorações do nosso sistema solar

Fabio Previdelli Publicado em 08/10/2024, às 13h00

A NASA anunciou que teve sucesso ao enviar um sinal de laser a cerca de 470 milhões de quilômetros pelo espaço. A marca foi obtida através da tecnologia Deep Space Optical Communications — que explora a viabilidade de usar laser para o envio de mensagens para o espaço profundo. 

+ Terra recebe mensagem enviada à 16 milhões de quilômetros de distância

Conforme repercutido pelo The Independent, os lasers podem enviar dados a uma taxa 100 vezes maiores que as frequências atuais de rádios; permitindo dados mais complexo e de alta definição. Em contrapartida, ele também exige uma maior precisão para funcionar. 

O sinal foi enviado pela espaçonave Psyche, que foi lançada em outubro do ano passado em missão para explorar o asteroide Psyche 16, localizado no Cinturão de Asteroides, com o objetivo de investigar o corpo celeste que é rico em metais e pode ser o núcleo de um antigo protoplaneta. 

A missão também levou o experimento da NASA para testar a comunicação a laser pelo espaço. A distância alcançada pelo laser corresponde a aproximadamente a distância entre o planeta Terra e Marte, quando eles estão no ponto mais longe um do outro. 

Futuras missões

Com o sucesso, a NASA espera usar a tecnologia laser para ajudar a capacitar futuras missões tripuladas à Marte, entre outras explorações do nosso sistema solar. "O marco é significativo. A comunicação a laser requer um nível muito alto de precisão, e antes de lançarmos com o Psyche, não sabíamos quanta degradação de desempenho veríamos em nossas maiores distâncias", disse Meera Srinivasan, líder de operações do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em comunicado.

Agora, as técnicas que usamos para rastrear e apontar foram verificadas, confirmando que as comunicações ópticas podem ser uma forma robusta e transformadora de explorar o sistema solar", finalizou.
Nasa notícias Espaço laser sinal Psyche Deep Space Optical Communications

Leia também

TikTok é processado por 13 estados nos EUA por práticas prejudiciais a jovens


Filha de Elvis Presley faz revelação sobre Michael Jackson em livro


Descoberta em túmulo siberiano revela origem da cultura nômade cita


Testamento de Cid Moreira revela que filhos não receberão herança


Cem Anos de Solidão: Quando estreia a adaptação da Netflix do clássico de Gabriel García Márquez?


Pesquisador diz ter descoberto a identidade de Jack, o Estripador