Descoberta foi feita durante escavações no forte romano de Stuttgart, construído em 90 d.C., na Alemanha; confira!
Éric Moreira Publicado em 23/04/2024, às 10h46
Durante escavações recentes em um antigo forte romano localizado na cidade de Stuttgart, no sudoeste da Alemanha, arqueólogos se impressionaram com a descoberta de uma pequena estátua.
Medindo apenas cerca de 30 centímetros, a escultura é feita de arenito e retrata uma figura ajoelhada com cabeça humana, mas com a parte inferior do corpo como a de uma serpente, o que sugere que pode ser uma espécie de divindade ou criatura greco-romana.
+ Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação
As escavações, por sua vez, foram comandadas pela Escola Altenburgschule (Escola de Altenburg), juntamente a arqueólogos da ArchaeoBW e do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos (LAD). No local, além da estátua, foram revelados novos vestígios do antigo forte romano.
Conforme informado pelos arqueólogos, a figura era parte de uma grande coluna dedicada a Júpiter — o principal deus do panteão romano —, onde também havia outras figuras de divindades. Outros achados semelhantes já foram feitos na região, e podem ser vistos nas coleções do Museu Estadual de Württemberg.
"No geral, é um grande golpe de sorte que a estátua recém-encontrada tenha ligação com um fragmento que está armazenado há muito tempo no depósito do Museu Estadual de Württemberg", pontua o Conselho Regional de Stuttgard em comunicado.
"Isso possibilita reconstruir uma coluna gigante de Júpiter que já foi colocada na área de um importante cruzamento de ruas no assentamento romano de Roman Suttgard. Para os arqueólogos, esta é mais uma peça do quebra-cabeça do rico passado romano de Stuttgart", conclui.
+ Adega de madeira romana bem preservada é encontrada na Alemanha
Segundo o Heritage Daily, durante o período romano, Stuttgart serviu como palco para a estativa de Castra, um antigo forte romano erguido em 90 d.C. para proteger as vilas da bacia de Stuttgart e a estrada principal de Mogontiacum (atual Mainz) até a Augusta Vindelicorum (atual Augsburgo).
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro