A vítima, Roseana Murray, se encontra no hospital em estado grave após ser atacada pelos cães na rua onde mora, no Rio de Janeiro
Redação Publicado em 05/04/2024, às 19h48 - Atualizado em 06/04/2024, às 12h34
Nesta sexta-feira, 5, a escritora Roseana Murray, de 73 anos, perdeu um dos braços e uma das orelhas ao ser atacada por três pitbulls em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
Em razão da gravidade dos ferimentos, Murray teve que ser levada de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana, onde passou por uma cirurgia.
Segundo a unidade de saúde, seu braço direito foi amputado, enquanto o esquerdo, assim como o lábio, foi reconstruído após o ataque dos animais.
Uma amiga de Roseana, a comerciante Sandra Noleto, relatou que a vítima foi arrastada por cerca de cinco metros e teve o braço direito dilacerado pelos animais. Conforme repercutido pelo G1, imagens feitas por moradores que presenciaram o ataque mostram a poetisa com mordidas pelo corpo.
É importante ressaltar que, desde 2005, a legislação estadual demanda que certas raças de cães, incluindo o pitbull, só podem circular em locais públicos com guias e focinheiras.
Segundo testemunhas, o tutor dos cachorros, que não teve o nome divulgado, mora em uma casa vizinha. Ele foi levado pela Polícia Militar até a delegacia de Saquarema, onde prestou depoimento e foi liberado logo em seguida. Após ser feita a perícia no lugar do ataque, os animais foram encaminhados para um lar temporário.
Sandra, amiga de Roseana desde 2005, contou que a escritora tem o hábito de realizar caminhadas matinais. Nesta sexta-feira, 5, não teria sido diferente, se não fosse pelo ataque dos animais por volta das 5h55.
Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseana estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço. Como ela foi arrastada, ela ficou com o braço atacado debaixo do corpo. Chamamos o Corpo de Bombeiros e, pela gravidade, eles a socorreram de helicóptero", disse Sandra ao G1.
A vizinha e amiga também relatou que os animais responsáveis pelo ataque já haviam mordido outras pessoas nesta mesma rua. “Não é a primeira vez que isso acontece. Outros vizinhos já fizeram registros de ocorrência porque os animais morderam pessoas da rua. Ele cria esses animais há muito tempo. Espero que a minha amiga saia dessa, porque ela saiu daqui muito mal. Além disso, esperamos uma resposta das autoridades para que esse cara seja punido.”, concluiu.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra