A menina e a adaga descoberta - Divulgação/Vestland County Municipality
Noruega

Enquanto brincava, menina de 8 anos encontrou adaga fabricada há 3,7 mil anos

Na Noruega, uma criança de 8 anos foi responsável por uma fascinante descoberta arqueológica

Redação Publicado em 10/05/2023, às 12h20

Em mais uma descoberta capaz de fascinar os mais apaixonados por arqueologia, uma adaga de 3,7 mil anos foi descoberta na Noruega. No entanto, chama atenção o autor responsável pela revelação do item histórico. 

Isso porque a adaga da Idade da Pedra foi encontrada por uma menina de 8 anos enquanto brincava próximo da escola na qual estuda. O item de mais de 3 mil anos foi encontrado numa área rochosa no condado de Vestland, como repercutido pela Galileu com informações do Yahoo News. 

Quando encontrou o item, a criança contatou a professora Karen Drange, que logo percebeu que a pedra tinha uma aparência antiga. Como consequência, entrou em contato com o conselho do condado e arqueólogos locais analisaram o item, que é marrom-acinzentado. 

"Eu ia pegar um pedaço de vidro e a pedra estava lá", disse a criança, que se chama Analisa, como repercutido por um comunicado de Vestland, que fora publicado no dia 2 deste mês.

A adaga de mais de 3 mil anos /Crédito: Divulgação/Vestland County Municipality

 

Grande descoberta

O item histórico, assim, foi identificado por Louise Bjerre Petersen, arqueóloga. No comunicado, a pesquisadora explica que o item tem quase 12 centímetros de comprimento e configura uma rara descoberta.

Também chama atenção que a adaga foi feita através do sílex, rocha sedimentar dura. Ela não se forma de maneira natural na Noruega, com isso, é possível que tenha vindo do Mar do Norte, na Dinamarca. Os arqueólogos também destacaram que esse tipo de item constantemente está presente em descobertas que envolvem sacrifício.

O Live Science explica que, tendo o estilo em mente, a adaga de mais de 3 mil anos pode ser do Neolítico, quando ferramentas de pedra eram moldadas. Também foi neste período que animais passaram a ser domesticados e os hominídeos começaram a desenvolver atividades como plantação e artesanato. 

De acordo com o Yahoo News, a adaga curiosa agora se encontra no Museu da Universidade do Condado de Vestland, em Bergen. Além disso, os especialistas do condado, que foram acionados, chegaram a vasculhar os arredores da instituição em busca de mais objetos, no entanto, não encontraram nada relevante.

História arqueologia Noruega criança Expedição adaga feito item

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais