Salvador Dalí - Getty Images
Salvador Dalí

Encontradas em garagem, gravuras de Salvador Dalí serão leiloadas

Após descoberta inusitada, obras de arte de Salvador Dalí, esquecidas por 50 anos, podem render fortunas em leilão

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/08/2024, às 15h30

Uma descoberta surpreendente em uma garagem no bairro elegante de Mayfair, em Londres, chama atenção daqueles apaixonados pela História da arte. Dez litografias assinadas pelo artista surrealista Salvador Dalí, com outras cinco de Theo Tobiasse, foram encontradas após décadas escondidas. Agora, essas obras raras estão preparadas para serem leiloadas, revisitando um tesouro que permaneceu esquecido por cerca de 50 anos.

O achado foi feito por Chris Kirkham, diretor associado da Hansons Auctioneers, durante uma visita de avaliação de antiguidades na casa de um cliente. "Foi uma descoberta incrível", afirmou ele.

Ao ser levado para a garagem, deparei-me com esse tesouro de litografias surrealistas. A situação parecia surreal, como se estivesse dentro de uma das próprias obras. Nunca se sabe o que pode surgir em uma avaliação de rotina," completou Chris em declaração.

Valores

As litografias, adquiridas pelo proprietário na década de 1970 por apenas £ 500 (aproximadamente R$ 3.115), seriam emolduradas, mas acabaram esquecidas na garagem. Com a aproximação da aposentadoria e uma possível mudança para o exterior, o dono decidiu finalmente trazer essas obras à luz e oferecê-las ao mercado.

Segundo o 'Dasartes', as peças de Dalí, que serão leiloadas no dia 30 de setembro, estão avaliadas entre £ 300 e £ 500 cada, enquanto as de Tobiasse têm estimativas entre £ 100 e £ 300. 

descoberta Leilão arte notícias obras Salvador Dalí fortuna

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra