A obra está exposta em museu com entrada gratuita, o que facilitou trabalho dos ativistas ao colarem cartazes e uma cabeça de personagem; confira!
Isabelly de Lima Publicado em 11/06/2024, às 12h49
Ativistas de um grupo defensor dos direitos dos animais vandalizaram o primeiro retrato oficial do rei Charles III, que está em exposição em uma galeria em Londres.
O grupo de ativismo Animal Rising publicou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira, 11, mostrando dois de seus membros utilizando um rolo de pintura para fixar dois cartazes sobre o retrato do monarca. O público tem acesso gratuito ao retrato do rei, em exibição na galeria Philip Mold, no centro de Londres, até o dia 15 de junho.
A obra, que é o primeiro retrato oficial do rei Charles como monarca, gerou controvérsias quando foi revelada no início deste ano. O artista Jonathon Yeo retratou o rei com um fundo de pinceladas vermelhas, o que provocou reações diversas, segundo a CNN Brasil.
Os ativistas cobriram a cabeça do rei com uma imagem do personagem de desenho animado britânico Wallace, da série de comédia “Wallace e Gromit”. Em seguida, colaram um balão de fala na pintura com a seguinte legenda: “Sem risadinha, Gromit, veja toda essa crueldade nas fazendas da RSCPA”. Veja abaixo!
‼️BREAKING: No Cheese Gromit! King Charles Portrait Redecorated‼️ @RoyalFamily
— Animal Rising (@AnimalRising) June 11, 2024
‼️Find out why King Charles, Patron of the RSPCA should ask them to drop the Assured Scheme -> https://t.co/pTneW0QCWf 👈 pic.twitter.com/jYLHFuxtHB
A ação visava chamar a atenção para um relatório do grupo, divulgado no domingo, 9, que eles descreveram como uma “investigação contundente” em 45 fazendas certificadas pela instituição de caridade de bem-estar animal, a Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.
Em seu site oficial, a Animal Rising se descreve como uma organização não violenta, que faz campanha por uma “transição urgente para um sistema alimentar sustentável e justo baseado em plantas”, e alega que o esquema RSPCA Assured encobre “a crueldade em escala industrial”.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra