Agência americana enviou hoje uma missão não tripulada até o planeta vizinho, que deve alcançar o destino em fevereiro de 2021
Caio Tortamano Publicado em 30/07/2020, às 14h43
A Agência Aspacial americana, NASA, enviou hoje,30, um foguete com destino ao planeta vizinho, Marte. O robô Perseverance — que teve o nome escolhido em um concurso com alunos do ensino fundamental e médio — é o tripulante da nave que deve chegar ao seu destino em fevereiro de 2021, e o local de pouso é uma cratera onde, cientistas acreditam, já foi um lago há bilhões de anos.
De acordo com informações do portal G1, Perseverance carrega equipamentos que irão o auxiliar em tarefas como coletar amostras de Marte, observar a geologia do local e descobrir maneiras de converter o dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio. Essa última etapa tem como objetivo viabilizar o envio de humanos ao planeta.
Entre 3 a 4 bilhões de anos atrás, o local de pouso do robô seria provavelmente um lago. Hoje uma cratera chamada Jezero, tem sedimentos muito similares aos encontrados hoje em dia na Terra, podendo facilmente abrigar vestígios de organismos vivos, especialmente em depósitos ricos em argila.
Dezenove câmeras irão fotografar com riqueza de detalhes a superfície e arredores do lago para captar a sua geologia. Além das câmeras, um pequeno helicóptero de quase dois quilos chamado Ingenuity irá sobrevoar o lugar.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro