Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio - Getty Images
Mundo

Pepe Mujica reflete sobre a vida após tratamento contra câncer: 'Hora de ir embora'

O ex-presidente uruguaio revelou em uma entrevista recente que o tratamento contra câncer foi bem-sucedido

Redação Publicado em 24/08/2024, às 07h53 - Atualizado às 14h21

O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, revelou que o tratamento de radioterapia para um câncer de esôfago foi bem-sucedido, mas que, aos 89 anos, se sente “destruído”.

Apesar de ainda amar a vida, ele sente que está perdendo e que “é a hora de ir embora”. A entrevista ao jornal New York Times ofereceu uma nova perspectiva sobre a vida pessoal de um dos líderes mais conhecidos e influentes da esquerda na América Latina.

Fizeram um tratamento com radiação em mim. De acordo com os médicos, correu tudo bem, mas eu estou destruído. A vida é linda. Com todos os seus altos e baixos, eu amo a vida. E estou perdendo-a porque é minha hora de ir embora. Que sentido podemos dar à vida? O homem, comparado a outros animais, tem a capacidade de encontrar um propósito.”, afirmou Mujica, que governou o Uruguai entre 2010 e 2015.

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, durante a conversa, Mujica, refletiu sobre a humanidade ao afirmar que ela está “condenada”, e alerta sobre o excesso de consumo e trabalho. Para ele, as pessoas precisam se libertar da “lei da necessidade”.

“Se suas necessidades se multiplicam, você passa a vida atrás dessas necessidades. Os humanos podem criar necessidades infinitas. O mercado nos domina e rouba nossas vidas. A humanidade precisa trabalhar menos, ter mais tempo livre e ser mais pé no chão.”, acrescentou o estadista. 

Quando questionado se a humanidade pode mudar, Mujica afirmou que, atualmente, mas pessoas “vivem para trabalhar” e “trabalham para comprar”. Logo, ele não acredita que acontecerá alguma mudança visceral na sociedade durante sua vida.

Por que tanto lixo? Por que você tem que trocar de carro? Trocar a geladeira? Só existe uma vida e ela acaba. Você tem que dar sentido a ela. Lute pela felicidade, não apenas pela riqueza” disse Mujica.

Diagnóstico

No final de abril, o ex-presidente uruguaio revelou que foi diagnosticado com câncer no esôfago após um check-up de rotina. Ele afirmou que, enquanto puder, continuará “vivo” e “ativo” em sua chácara nos arredores de Montevidéu.

Naquele momento, a eficácia do tratamento foi alvo de dúvidas, devido à idade avançada de Mujica e a uma doença autoimune que afeta seus rins.

Uruguai Câncer presidente tratamento Pepe Mujica

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II