Representação artística do grande planeta gasoso, em primeiro plano, e da estrela TOI-5205 - Divulgação/Katherine Cain/Carnegie Institution for Science
Astronomia

Do tamanho de Júpiter: Astrônomos descobrem 'planeta proibido'

O planeta de tamanho semelhante ao de Júpiter orbita uma estrela anã vermelha com 40% do tamanho do nosso Sol

Redação Publicado em 24/02/2023, às 16h11

Um exoplaneta (planeta que existe fora do nosso sistema solar) gasoso gigante foi encontrado orbitando uma estrela pequena chamada TOI-5205, que se encontra a cerca de 280 anos-luz da Terra. O corpo celeste foi descoberto por pesquisadores que usaram o Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou TESS, um satélite da NASA que serve especialmente para encontrar exoplanetas.

O planeta encontrado, denominado TOI 5205b, tem aproximadamente o tamanho de Júpiter, maior astro do sistema solar. Isso impressionou os astrônomos, visto que ele orbita uma estrela com menos da metade do tamanho do Sol. De acordo com a CNN, essas características curiosas levaram os cientistas a apelidá-lo de “planeta proibido”.

A estrela anã vermelha orbitada pelo “planeta proibido” se chama TOI-5205 e tem cerca de 40% do tamanho e da massa do Sol. Enquanto a estrela que orbitamos tem temperatura média de 5.527°C, a TOI-5205 tem uma média menor, de 3.127 graus Celsius.

‘Planeta proibido’

O TESS já encontrou milhares de planetas em potencial. O satélite, que foi lançado em 2018, analisa a luz das estrelas mais próximas e brilhantes procurando por quedas na luminosidade. Esses movimentos decrescentes na luz emitida pelas estrelas sugerem que elas são orbitadas por planetas.

Estrelas anãs como a que tem o “planeta proibido” na órbita estão entre as mais comuns do universo, com uma propensão maior a ter planetas em órbita. Apesar dessa descoberta sobre as estrelas anãs, os astrônomos não imaginavam que astros tão grandes como o TOI 5205b poderiam orbitar estrelas como a TOI-5205, que só é cerca de quatro vezes maior do que o exoplaneta.

Para entender melhor, os astrônomos compararam o exoplaneta e a estrela anã a uma ervilha girando em torno de uma laranja, enquanto a situação entre Júpiter e o Sol se assemelha mais a uma ervilha rodeando um melão. O estudo que mostrou essas descobertas foi publicado na terça-feira, 21, no The Astronomic Journal.

ciência Júpiter astronomia Sistema solar estrela exoplaneta

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro