Jonathan Glazer (à esqu.) e cena de Zona de Interesse (à dir.) - Getty Images e Divulgação
Zona de Interesse

Diretor de 'Zona de Interesse' denuncia guerra no oscar: 'A desumanização leva ao pior cenário'

Vencedor do Oscar de 'melhor filme internacional', o diretor Jonathan Glazer aproveitou a cerimônia para denunciar o conflito entre o Hamas e Israel

Thiago Lincolins Publicado em 10/03/2024, às 22h57 - Atualizado em 11/03/2024, às 14h25

Abraçado pelo público e a crítica, 'Zona de Interesse' venceu a categoria 'melhor filme internacional' no Oscar 2024, que ocorre neste domingo, 10, nos Estados Unidos. Ao receber a estatueta dourada, Jonathan Glazer, diretor, denunciou o conflito entre o Hamas e Israel em Gaza.

Intenso e devastador, 'Zona de Interesse' mostra a saga de uma família nazista que vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz. Enquanto as vítimas do nazismo são dizimadas, do outro lado do muro a família do general Rudolf Höss aproveita a piscina e cuida de um imenso e belo jardim.

Denúncia

Ao vencer o prêmio, Glazer explicou que a 'desumanização leva ao pior cenário' e citou o atual conflito entre o grupo Hamas e Israel na Faixa de Gaza.

"Todas as nossas escolhas foram feitas para refletir e confrontar-nos no presente - não para dizer 'vejam o que eles fizeram no passado', mas, sim, 'vejam o que nós fazemos agora'. Nosso filme mostra como a desumanização conduz ao seu pior. Ela moldou todo o nosso passado e presente", desabafou o diretor.

"Neste momento, estamos aqui como pessoas que refutam o seu judaísmo e o Holocausto, sequestrados por uma ocupação que levou muitas pessoas inocentes ao conflito, sejam os israelenses vítimas do 7 de outubro ou as vítimas do ataque em Gaza. Como podemos resistir?", questionou ele.

guerra filme conflito Oscar discurso Zona de Interesse Jonathan Glazer

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra