Um casal residente de Lincoln, na Inglaterra, descobriu um alçapão em seu banheiro que revelou curiosa figura de ser mitológico medieval; confira!
Éric Moreira Publicado em 18/04/2024, às 13h02
Tracy e Rory Vorster, um casal residente da cidade de Lincoln, na Inglaterra, descobriu recentemente em seu banheiro um misterioso alçapão. Quando abriram, então, se depararam com um achado bastante curioso: um pequeno diabinho — também conhecido como "imp" ou "diabrete".
Conforme descrito por um especialista do Lincoln Civic Trust, a figura possui certa semelhança com outro diabinho famoso na região, o chamado Lincoln Imp, e provavelmente era, no fim do século 14, uma espécie de ralo ou mictório.
+ Leshy, o espírito protetor das florestas do folclore eslavo
A descoberta em questão ocorreu no Tribunal dos Vigários, em Minster Yard, uma área que, no século 13, foi sede de um edifício fundado pelo colégio sacerdotal. Segundo o Heritage Daily, parte do edifício foi então demolida durante a Guerra Civil Inglesa, mas algumas seções sobreviventes são hoje casas de aluguel da Catedral de Lincoln.
Ao Local Democracy Reporting Service, Rory Vorster ainda comentou: "Toda a casa tem uma espécie de parede oca, por isso pensamos imediatamente que poderia haver mais [diabinhos escondidos]. Na verdade, temos quase certeza agora", repercute a BBC.
+ Qual a origem da lenda do Cavaleiro Sem Cabeça?
Os diabinhos, na Europa medieval, eram seres mitológicos bastante semelhantes a fadas ou demônios, descritos mais como arteiros do que realmente ameaçadores, sendo assim considerados inofensivos. A região de Lincoln, inclusive, é famosa pela lenda do Lincoln Imp, uma criatura que teria sido enviada por Satanás, que está esculpida na parte superior da Catedral de Lincoln.
Segundo a lenda, originalmente dois destes diabretes teriam se enfurecido na catedral, até que foram confrontados por um anjo, que emergiu de um livro de hinos. Então, um deles foi transformado em pedra — e este seria o Lincoln Imp —, enquanto o outro teria escapado, circulando pelo local até hoje em busca de seu amigo.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra