Banner do prêmio Descobertas do Ano - Aventuras na História
Descobertas

Descobertas do Ano: Para você, qual foi o (a) escritor(a) do ano?

Diversos autores figuraram listas de obras mais prestigiadas e concorrem ao prêmio do Aventuras na História!

Redação Publicado em 01/09/2022, às 17h26

Nos 200 anos da Independência do Brasil, a segunda edição do prêmio 'Descobertas do Ano', feito pelo site Aventuras na História, tem como objetivo relembrar os nomes que foram 'excluídos' do processo histórico que agora passa pelo bicentenário. 

Nomes como: Padre Belchior Pinheiro de Oliveira, Frei Caneca, Domingos José Martins, Sepé Tiaraju, Barbara Alencar, Joana Angélica, até mesmo a imperatriz Leopoldina; serão relembrados no vídeo especial que contará com a cerimônia da premiação. 

Para o prêmio 'Descobertas do Ano', a redação do site indicou os principais nomes na área da educação, entretenimento e audiovisual, através das categorias: ‘Obra destaque’; ‘Livro infantil’; ‘Escritor do ano’; ‘Descoberta do ano’; ‘Obra do ano’; ‘Melhor Tiktoker’; ‘Melhor série baseada em fatos’; ‘Melhor filme baseado em fatos’; ‘Melhor produção documental’; ‘Destaque do ano’; ‘Melhor Podcast’; ‘Melhor podcast true crime’. 

Contudo, quem escolhe o vencedor(a) é você! A segunda categoria da celebração escolherá o 'Escritor(a) do Ano'. Abaixo, você confere os indicados e escolhe quem vai vencer a categoria. Não deixe de participar.

1. Cida Bento

Eleita pela revista The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade no ano de 2015, Cida é doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo e chamou atenção a políticas raciais no livro 'O pacto da branquitude'.

2. Daniel Navarro Sonim e José da Conceição

Daniel, um jornalista, se une a José da Conceição, um ex-enfermeiro do hospital psiquiátrico do Juquery. Juntos, eles revelaram memórias obscuras sobre o manicômio cuja história choca o Brasil pela política higienista marcada pela violência no livro 'Cinzas do Juquery: os Horrores no Maior Hospital Psiquiátrico do Brasil'.

3. Julia Rocha

Dividindo a carreira de cantora e médica, a saga de Júlia Rocha como escritora adicionou ainda mais brilho em sua carreira; com "Pacientes que curam – o cotidiano de uma médica do SUS", foi finalista do Prêmio Jabuti e teve o livro figurado entre os mais vendidos do país.

4. Rodrigo Trespach

Próximo do bicentenário da Independência, o historiador e escritor joga luz aos fatos relacionados a figuras históricas no livro 'Personagens da Independência do Brasil: Os principais nomes da emancipação política do país e da história do Sete de Setembro'. Rodrigo é responsável por outras grandes obras a respeito de momentos históricos.


Para você, quem foi o (a) escritor(a) do ano?

ciência História Aventuras na história tecnologia entretenimento Descobertas do ano

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais