O achado datado do Império Romano surpreendeu pesquisadores britânicos
Ingredi Brunato Publicado em 18/09/2023, às 11h38
Na região das colinas de Cotswolds, que ficam situadas na área central da Inglaterra, um comício de detecção de metais fez várias incríveis descobertas que foram usadas quase 2 mil anos atrás, durante a Roma Antiga.
Entre os artefatos encontrados estão duas antigas espadas romanas de cavalaria (isso é, feitas para serem usadas por guerreiros montados em cavalos), bainhas, ferramentas de madeira, armamento e fragmentos de uma tigela de cobre.
Cllr Paul Hodgkinson, político da região, comentou a descoberta com animação, segundo repercutiu o News Cotswold, portal pertencente ao governo local:
"Esta nova descoberta mostra a história incrivelmente profunda que Cotswolds tem. As pessoas perguntaram famosamente: 'O que os romanos fizeram por nós?'. Bem, eles acabaram de nos dar alguns exemplos surpreendentes de armas usadas há quase 2.000 anos, quando Cirencester era a segunda maior cidade da Grã-Bretanha. Este é realmente um achado arqueológico notável e mal posso esperar para que os visitantes o vejam em exibição nos próximos anos", afirmou ele.
De acordo com o professor Simon James, que foi chamado para avaliar a descoberta, o fato de duas espadas de cavalaria terem sido encontradas juntas é incomum:
Em termos de paralelos, não consigo pensar em descobertas de mais de uma espada sendo depositada em qualquer circunstância semelhante na Grã-Bretanha romana", apontou o pesquisador.
Os artefatos históricos foram encaminhados ao Museu Corinium, onde estão sendo submetidos a análises de raio-X e posteriormente entrarão em exposição. Além disso, a equipe responsável por examinar as relíquias romanas está investigando o local onde elas foram achadas com mais profundidade a fim de tentar identificar como os objetos foram parar ali.
Mulher relembra ataque de serial killer que apareceu em programa de namoro na TV
Documentário sobre o caso JonBenét Ramsey vai mostrar lacunas da investigação
Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor