Luiz Inácio 'Lula' da Silva e General Ernesto Geisel - Getty Images
Brasil

Datafolha: Maioria dos brasileiros apoia a democracia

Apoio ao regime democrático é maior entre homens, pessoas com ensino superior e aqueles de renda mais alta, totalizando 69%

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 18/12/2024, às 11h30

Nesta quarta-feira, 18, a Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa do Datafolha apontando que, 69% dos brasileiros consideram a democracia a melhor forma de governo, enquanto 8% acreditam que, em certas circunstâncias, a ditadura pode ser melhor, e 17% afirmam que tanto faz o regime. 

Os dados foram coletados nos dias 12 e 13 de dezembro com 2.002 eleitores em 113 municípios, mostram variações dentro da margem de erro de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em março. No entanto, o índice de apoio à democracia é o menor desde outubro de 2022, quando alcançou 79%, um recorde desde 1989, ano da primeira eleição presidencial após a ditadura militar. 

O levantamento revelou que o apoio à democracia varia entre diferentes segmentos da população. Homens são mais favoráveis ao regime democrático (74%) do que mulheres (64%). Entre aqueles com nível superior, 87% preferem a democracia, enquanto o índice cai para 56% entre os menos instruídos. A renda também influencia a percepção: 80% dos que ganham mais de cinco salários mínimos apoiam a democracia, contra 61% dos que recebem até dois salários. 

Outras questões

Segundo o G1, a pesquisa também perguntou se os brasileiros acreditam na possibilidade de uma nova ditadura. Para 52%, não há nenhuma chance de isso acontecer. Outros 21% avaliam que há muita chance, e a mesma parcela acredita em uma possibilidade pequena. 

O Datafolha investigou, ainda, a percepção sobre o risco de golpe após a eleição presidencial de 2022, marcada pela invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Segundo o levantamento, 43% dos brasileiros acreditam que o Brasil correu um grande risco de sofrer um golpe de Estado naquele período. Outros 17% avaliaram o risco como médio, 8% como pequeno, 25% disseram que não houve risco e 7% não souberam responder.

Brasil notícias Ditadura militar pesquisa Democracia Datafolha

Leia também

Tieta: Corte na abertura da novela decepciona Hans Donner


Acidente de ônibus deixa ao menos 10 mortos no Irã


No futuro, robôs poderão dizer como você está se sentindo a partir do suor


'Terrorista mais sexy da Rússia' é condenada após suposta sabotagem pró-Ucrânia


Atriz revela detalhes de bastidores de novela após morte de Daniella Perez


Operação resgata 160 crianças de seita judaica investigada por abusos na Guatemala