Os arqueólogos levantam hipóteses para tentar entender qual animal estaria sendo representado na escultura
Giovanna Gomes Publicado em 08/08/2023, às 13h08
Uma equipe de arqueólogos realizou recentemente uma impressionante descoberta em uma caverna na Alemanha: encontrou o corpo de uma escultura datada da era do gelo, a qual foi unida à cabeça da figura, encontrada anteriormente.
No entanto, em vez de solucionar um enigma, a adição recente à escultura de marfim, trouxe mais dúvidas para os pesquisadores. Afinal, seria a estatueta a representação de um cavalo — como os arqueólogos acreditavam até então — ou de um urso ou mesmo um leão?
"Ainda não podemos identificar com certeza a espécie animal retratada", declarou Nicholas Conard, professor do Departamento de Pré-História e Ecologia Quaternária da Universidade de Tübingen, na Alemanha, em comunicado sobre a descoberta.
Segundo informações do portal Live Science, a escultura possui 35 mil anos e foi achada na caverna Hohle Fels, localizada na região montanhosa da Suábia Jura, ao sul do país europeu.
A figurinha agora possui um corpo robusto, exibe a característica proeminente das costas de um urso na altura do ombro e apresenta-se em uma postura que poderia imitar o trote de um urso", observou Conard.
Ao mesmo tempo, porém, a estatueta — que tem cerca de 4 por 2,5 por 0,6 centímetros — também possui características anatômicas semelhantes às de um leão-das-cavernas, que, segundo a fonte, vivia na Eurásia naquela época.
Após a descoberta do o corpo, os pesquisadores encontraram ainda um outro fragmento, que poderia ser a pata dianteira esquerda da figura.
De acordo com o Live Science, um estudo sobre a escultura foi publicado na revista "Archaeological Excavations in Baden-Württemberg", publicada pelo Escritório Estadual para a Preservação de Monumentos de Baden-Württemberg. As peças se encontram atualmente em exibição no Museu Pré-Histórico de Blaubeuren (URMU).
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra