Marcelo Ustra e o Coronel Brilhante Ustra - Facebook e Wikimedia Commons
Ustra

Coronel Ustra: primo do torturador é eleito vereador em Porto Alegre

Com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, Marcelo Ustra ocupará cadeira na Câmara Municipal da capital do Rio Grande do Sul

Redação Publicado em 07/10/2024, às 18h15

Segundo apuração do UOL e Estadão, Marcelo Ustra, tenente-coronel do exército e primo do também coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, foi eleito vereador no último domingo, 6, pelo Partido Liberal em Porto Alegre. Com 2.669 votos, sua campanha teve apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro

Marcelo é bisneto da avó de Brilhante Ustra, militar condenado por sequestro e tortura durante a ditadura brasileira (1964-1985). O coronel comandou o DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação e Centro de Operações de Defesa Interna) de São Paulo.

+ Ditadura militar: entenda o que foi o brutal AI-5

Apura-se que Brilhante Ustra tenha sido responsável por, no mínimo, 45 mortes e desaparecimentos enquanto liderava o departamento, dentre as quais se destaca o assassinato do jornalista Vladimir Herzog (1937-1975).

Apoio de Bolsonaro

O apoio do ex-presidene à eleição de Marcelo Ustra não foi o primeiro aceno de Bolsonaro à figura de Carlos Brilhante e seu círculo social. Em 2016, o então deputado federal dedicou voto favorável ao impeachment de Dilma Rousseff ao torturador:

Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff".

Marcelo Ustra usou a expressão de "pavor de Dilma Rousseff" em postagem para oficializar sua campanha para vereador. Ele também foi membro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo do ex-presidente e estava com ele em Orlando após a derrota no segundo turno das eleições de 2022.

+ Morre Capitão Lisboa, torturador da ditadura militar que atuou ao lado de Ustra

Bolsonaro já elogiou o coronel Brilhante Ustra em diversas ocasiões, como quando o classificou como "herói nacional" e promoveu a publicação de seu livro, que exaltava a ditadura militar brasileira.

ditadura notícias eleições Bolsonaro ustra

Leia também

Gladiador 2 terá estreia em evento com a Família Real britânica


A história do vídeo viral de 'homem de 188 anos resgatado em caverna'


Caçadores de tempestades voam dentro de furacão na região da Flórida


Caso Diddy: Celebridades pagaram vítimas para evitarem denúncias, diz advogado


'Vidas separadas': Harry está mantendo distância de Meghan em eventos públicos


Filho de Osama bin Laden é deportado e impedido de entrar na França