A edição raríssima do primeiro fólio do escritor foi a produção literária mais cara já leiloada
Isabela Barreiros Publicado em 17/10/2020, às 10h43
Uma das poucas cópias do William Shakespeare‘s First Folio (O primeiro fólio de William Shakespeare, em tradução livre) foi a obra literária mais cara já leiloada na história. A raríssima edição, que é um dos 235 exemplares existentes dos cerca de 750 primeiros fólios, foi vendida por US $ 9.978 milhões, cerca de R$ 56 milhões.
A casa de leilão Christie's, localizada em Nova York, foi responsável pela venda ao comprador Stephan Loewentheil, um colecionador de livros raros que também vive na cidade. Ele disse que ele comprou o livro para “servir como peça central de uma grande coleção de realizações intelectuais do homem”.
O preço estimado para a peça não era tão elevado assim. Na pré-venda do fólio de Shakespeare, a Christie's previu que a edição seria vendida por um valor entre S $ 4 a US $ 6 milhões, muito menos do que ela foi realmente obtida na última quarta-feira.
Segundo Margaret Ford, chefe internacional da divisão de livros e manuscritos da Christie's, “uma cópia completa do primeiro fólio surge mais ou menos uma vez a cada geração”. Isso aconteceu pela última vez em 2001, quando outra edição do primeiro fólio foi vendido por US $ 6,1 milhões pela mesma casa de leilão.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra