Fotografia da vila yangshao - Divulgação/ Governo de Henan
Arqueologia

Assentamento de 5 mil anos é descoberto na China

As construções neolíticas estão localizadas em uma região que era habitada pelo misterioso povo yangshao

Redação Publicado em 08/12/2022, às 10h30

Uma equipe de arqueólogos financiados pelo governo de Henan, província considerada berço da civilização chinesa, fez a escavação de um assentamento de 150 metros quadrados repleto de ruínas de casas erguidas há 5 mil anos. 

O local teria sido habitado pelo povo yangshao, um dos primeiros grupos humanos pré-históricos do território — eles viveram entre 5000 a.C. e 300 a.C., deixando para trás artefatos indicativos de uma cultura complexa. 

Segundo informações do Arkeonews, uma hipótese de peso entre historiadores é que os desenhos geométricos encontrados nos vasos yangshao seriam versões primitivas dos símbolos que formam o mandarim e outros idiomas chineses modernos. 

Avanço importante

Infelizmente, não existem muitas evidências históricas a respeito do estilo de vida dessa população neolítica da China, de forma que o estudo do assentamento poderá fornecer pistas importantes sobre o passado da nação. 

Esta é a primeira vez que grandes ruínas de casas foram descobertas desde a escavação do local da vila de Yangshao em 1921. As descobertas podem fornecer novos materiais para estudar os tipos, formas e técnicas de construção de casas durante o período da cultura yangshao”, concluiu Li Shiwei, um dos envolvidos na missão arqueológica, também de acordo com o Arkeonews. 
China notícias arqueologia Neolítico artefatos casa

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais