O basilsco, conhecido como "lagarto Jesus" - Reprodução/Vídeo/YouTube/PLANETA MUNDO
Reino animal

Conheça o ‘lagarto Jesus’, animal que anda sobre as águas sem afundar

Este réptil pequeno e ágil da América Central recebeu o apelido por sua habilidade de andar por metros sobre as águas sem fundar

Redação Publicado em 04/04/2024, às 09h01

Um lagarto que habita a América Central recebeu um apelido “divino” graças a uma habilidade particular: sua capacidade de andar sobre as águas. O basilisco (Basiliscus basiliscus), conhecido como “lagarto Jesus”, é um réptil pequeno e ágil, que pode ser encontrado em florestas tropicais. 

Em vídeos publicados na internet, é possível observar o animal percorrendo superfícies de água em alta velocidade, se sustentando apenas com as duas patas traseiras. Segundo especialistas, ele pode andar cerca de três metros por segundo nessa posição. 

O lagarto possui uma membrana nas patas que auxilia na flutuação. Além disso, o formato do corpo contribui para seu deslocamento, e as patas traseiras apresentam dedos mais alongados e uma membrana que facilita a "flutuação" do corpo.

A membrana nas patas armazena bolhas de ar. Conforme ele corre, essas bolhas saem de dentro da membrana sustentando o "lagarto Jesus" em cima da água. Ele pode se deslocar por alguns metros, mas, se demorar muito, pode cansar, diminuir a velocidade e afundar.”, explicou o biólogo Christian Raboch ao UOL.

Conforme repercutido pelo UOL, o apelido do basilisco faz alusão a uma passagem da Bíblia, que narra o momento em que Jesus andou sobre as águas em uma demonstração de fé aos seus discípulos. 

Outros detalhes

Além de caminhar sobre as águas, o lagarto consegue nadar. Quando sua velocidade diminui, o ele fica em quatro patas dentro d'água, parcialmente submerso. Dessa forma, ele consegue movimentar as patas para nadar e continuar sua jornada. No total, o basilisco permanece na água por mais de 10 minutos.

Apesar de ser uma espécie tropical, o “lagarto Jesus” não é nativo do Brasil, podendo ser encontrado em outros países da América Central e do Sul, como Colômbia e Venezuela. Além disso, ele é um animal onívoro e diurno, alimentando-se de uma variedade de alimentos como insetos, pequenas frutas e flores.

No ano passado, as autoridades dos Estados Unidos foram alertadas do crescente número de pessoas que levaram o lagarto para casa como animal de estimação. Com o passar do tempo, muitos foram soltos ou escaparam de seus lares, migrando para áreas próximas a canais de água doce. Nesses ambientes, eles encontraram um habitat propício para a reprodução, pois não havia predadores.

América Central apelido Habilidade réptil Lagarto habitat basilisco

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos