Ilustração mostra o curioso Epsilon Indi Ab - T. Müller (MPIA/HdA)
Planeta

Cientistas descobrem planeta com órbita excepcionalmente longa

Planeta registrado pelo James Webb surpreendeu cientistas com massa seis vezes maior que Júpiter; confira detalhes da descoberta

Redação Publicado em 25/07/2024, às 11h25 - Atualizado às 11h30

Em uma revelação que marca um novo capítulo na astronomia, cientistas anunciaram a descoberta de um exoplaneta, denominado Epsilon Indi Ab, que orbita a estrela Epsilon Indi A.

Este exoplaneta, localizado a uma distância de 12 anos-luz da Terra, surpreende pela sua massa, seis vezes maior que a de Júpiter, apesar de compartilhar um diâmetro semelhante.

A equipe internacional liderada pelo Instituto Max Planck de Astronomia (Alemanha) trouxe à luz este achado por meio de imagens capturadas em comprimentos de onda infravermelhos pelo supertelescópio James Webb (abaixo).

Órbita longa

As observações, publicadas na revista "Nature", detalham como o dispositivo de sombreamento especial do telescópio permitiu uma visão direta do planeta ao bloquear a luz ofuscante da estrela, revelando assim o Epsilon Indi Ab como um ponto distinto no espectro infravermelho.

Registros divulgados pelo Instituto Max Planck de Astronomia - T. Müller (MPIA/HdA), E. Matthews (MPIA)

 

Uma das peculiaridades mais fascinantes do Epsilon Indi Ab é sua órbita excepcionalmente longa, estimada entre 100 a 250 anos para completar uma volta completa em torno de sua estrela. Está posicionado muito mais distante de sua estrela-mãe do que a Terra do Sol, especificamente cerca de 15 vezes a distância Terra-Sol.

Sua atmosfera é predominantemente composta por hidrogênio, semelhante ao gigante gasoso de nosso próprio sistema solar, Júpiter. "Este é um gigante gasoso sem superfície sólida ou oceanos de água líquida", explicou a astrônoma Elisabeth Matthews à agência Associated Press.

Este sistema estelar, parte de um conjunto triplo e com aproximadamente 3,5 bilhões de anos - apenas 1 bilhão de anos mais jovem que nosso sistema solar -, continua a despertar curiosidade sobre sua composição e potencial para abrigar outros tipos de planetas. Embora seja pouco provável que existam outros gigantes gasosos neste sistema, não se descarta a possibilidade de mundos rochosos menores circulando nas proximidades.

A descoberta não apenas amplia nosso entendimento sobre como esses colossais planetas gasosos evoluem ao longo dos giga-anos mas também adiciona à crescente lista da NASA que já contabiliza 5.690 planetas fora do nosso sistema solar detectados até meados de julho.

universo astronomia Pesquisa Científica Sistema solar Nature exoplaneta telescópio James Webb gigante gasoso descoberta astronômica estrela Epsilon Indi A Epsilon Indi Ab Instituto Max Planck de Astronomia

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos