Fachada do Chrysler Building - Wikimedia Commons
Nova York

Chrysler Building: abandonado, icônico prédio de Nova York enfrenta má preservação

Infestação de ratos e rachaduras são alguns dos principais problemas na conservação do edifício histórico, no coração da Big Apple

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/10/2024, às 21h30

Conforme relatado em reportagem do New York Times nesta quarta, 23, o Chrysler Building, edifício histórico do centro de Nova York, sofre as duras consequências da má preservação e do abandono.

Em entrevistas, funcionários que trabalhavam no prédio reclamaram de sinal de celular ruim, falta de luz natural, problemas com elevadores, água turva saindo das torneiras e pragas.

Ruth Colp-Haber, corretora que frequentemente mostra o edifício, destaca que, apesar de sua fama, o Chrysler não possui as comodidades que muitos novos prédios oferecem.

Abandono

Em 2019, o Chrysler foi vendido por cerca de US$ 150 milhões, após ter sido avaliado em US$ 800 milhões uma década antes. Recentemente, o futuro do edifício foi colocado em dúvida após a Signa, uma das coproprietárias, entrar com pedido de insolvência.

O Chrysler sofre com problemas de conservação há, pelo menos, 40 anos. Projetado por William Van Allen, superou inicialmente o Bank of Manhattan, tornando-se o edifício mais alto do mundo em 1930, antes de perder o título para o Empire State Building

Embora tenha mantido uma alta taxa de ocupação durante a Grande Depressão, o prédio enfrentou dificuldades nas décadas seguintes, culminando em sua designação como marco histórico em 1978.

Apesar de uma recuperação no final dos anos 90, o edifício enfrenta novamente problemas, como portas giratórias emperradas e deterioração no lobby.

Turistas são restritos ao andar térreo, já que não há uma plataforma de observação. Funcionários relatam experiências desagradáveis, incluindo água turva e roedores.

Leia também: Nova York: Avança projeto de despoluir o East River com piscina flutuante

Estados Unidos notícias Nova York Chrysler

Leia também

Liam Neeson revela que vai abandonar filmes de ação: 'Tenho 72 anos'


Filho da rainha Camilla revela tradição da família real: 'Suma importância'


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Ator revela que foi sequestrado por 'palhaço serial killer' dos anos 70


Maníaco do Parque: Por que o serial killer pode ser solto em 2028?


Ator de 'Gladiador 2' revela parte mais difícil ao se preparar para o filme