Imagem de um vírus no microscópio - Getty Images
Mundo

China tranquiliza população sobre aumento de casos de HMPV

Governo chinês afirma que vírus não é novo e que a situação está sob controle, enquanto a OMS não identifica padrões de surtos incomuns

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 10/01/2025, às 15h40

Diante do aumento de casos de metapneumovírus humano (HMPV) na China, o Ministério das Relações Exteriores do país saiu em defesa de suas ações e tranquilizou a comunidade internacional. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 10, o porta-voz Guo Jiakun afirmou que o governo chinês mantém uma comunicação próxima com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que a situação está sendo monitorada de perto.

Guo Jiakun ressaltou que o HMPV não é um vírus novo e circula em humanos há mais de 60 anos. "O governo chinês leva a sério a saúde de seu povo e a dos estrangeiros na China, mas é importante manter a calma e não criar pânico", disse o porta-voz na coletiva. "É alarmista exagerar os vírus comuns como vírus desconhecidos, o que vai contra o senso comum científico."

O porta-voz chinês reforçou que a maioria dos casos de HMPV se manifesta como uma doença autolimitada, ou seja, o próprio organismo consegue combater a infecção sem a necessidade de tratamento específico. Essa informação também foi corroborada pela OMS, que em comunicado na última terça-feira, 7, afirmou estar em contato com as autoridades de saúde chinesas e que não havia recebido nenhum relato de padrões incomuns de surtos.

Preocupação

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China, por sua vez, confirmou que os casos de HMPV permanecem em níveis elevados, mas ressaltou que essa situação está em linha com o observado em outras partes do hemisfério norte durante a temporada de inverno.

O aumento de casos de HMPV na China gerou preocupação em diversos países, principalmente após a experiência com a Covid-19. No entanto, as autoridades chinesas e a OMS buscam tranquilizar a população e a comunidade internacional, enfatizando que a situação está sob controle e que não há motivos para alarmismo.

Segundo o UOL, é importante destacar que o HMPV é um vírus respiratório sazonal e que, embora possa causar sintomas gripais, a maioria dos casos é leve e não requer tratamento hospitalar.

Leia também: Gripe Aviária pode ser uma nova pandemia?

Perigo Mundo China notícias doença OMS alerta

Leia também

Mulher é flagrada pela alfândega com 90 quilos de chocolate de Dubai


Novo detalhe sobre ferimentos em corpo de Roy Bigg intriga polícia


Juiz nega pedido para recuperar fortuna em Bitcoin perdida em lixão


Os médicos são condenados por deixarem paciente sangrando para 'saírem para beber'


Igreja Católica permite formação de homens gays como padres, mas salienta celibato


Peixe com 'dentes humanos' vira sensação nas redes sociais