Imagem de um OVNIs - Reprodução/Vídeo
OVNIs

Cerca de 800: Entenda os registros de OVNIs pela Força Aérea Brasileira

Os documentos, que não necessariamente retratam extraterrestres, estão disponíveis gratuitamente no site do Arquivo Nacional

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 22/08/2024, às 15h03

Vídeos, fotos e documentos sobre objetos voadores não identificados, os OVNIs, atraem interesse público devido ao seu “mistério”, frequentemente ligado a possíveis seres extraterrestres. A Força Aérea Brasileira (FAB) registrou cerca de 800 ocorrências de óvnis, que podem ser consultadas publicamente e sem custo no Arquivo Nacional.

"O Arquivo Nacional Brasileiro possui um dos maiores acervos ufológicos de todo o mundo", afirmou o ufólogo Thiago Luiz, que atua no estudo dos objetos voadores não identificados.

Conforme repercutido pelo G1, o Arquivo Nacional afirma ter um acervo dedicado ao tema dos objetos voadores, com documentos gerados pelas atividades da Força Aérea Brasileira (FAB). 

+ “Dez vezes mais rápido que um avião”: relatos inéditos de pilotos brasileiros sobre OVNIs são revelados.

Já a FAB esclarece que esses documentos detalham fenômenos aéreos não identificados ocorridos entre 1952 e 2023, mas ressalta que não realiza estudos ou análises sobre o assunto.

Contudo, o especialista Thiago Luiz Ticchetti, ufólogo com mais de 30 anos de experiência, esclarece que esses registros não indicam necessariamente a presença de extraterrestres: “Tudo que você vê no céu e não consegue uma explicação, não consegue falar que é um avião, helicóptero, satélite, você chama de OVNI. Mas importante: nem todos os OVNIs podem se tratar de uma aeronave extraterrestre”.

Os registros

A Força Aérea Brasileira (FAB) também informou que documentos, vídeos, fotografias e relatos sobre óvnis que foram transferidos para o Arquivo Nacional são considerados de domínio público. A FAB também esclarece que “não realiza estudos e análises acerca do tema, apenas cataloga as informações prestadas por terceiros e as remete, periodicamente, ao Arquivo Nacional”.

“O Comando da Aeronáutica recebe, registra, cataloga e encaminha as ocorrências para aquele órgão, onde serão disponibilizadas para consulta”, acrescentou a FAB.

Brasil curiosidades notícias OVNIs Força Aérea Brasileira Arquivo Nacional objetos voadores não identificados

Leia também

'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II


Entre reis e rainhas: Produções para entender mais sobre as realezas


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Stonehenge: Origem da Pedra do Altar ganha uma nova reviravolta surpreendente