Cristian Cravinhos em imagem publicada no Instagram - Arquivo pessoal
Cristian Cravinhos

Caso Richthofen: Cristian Cravinhos recebe apoio de internautas ao deixar a cadeia

Em liberdade, Cristian Cravinhos, um dos assassinos do casal Richthofen, dividiu opiniões ao publicar uma foto nas redes sociais

Redação Publicado em 06/03/2025, às 14h00

Condenado em 2006 por ser um dos assassinos do casal Manfred e Marísia von Richthofen, Cristian Cravinhos deixou a prisão na última quarta-feira, 5, após uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Através de seu perfil no Instagram, Cristian publicou uma imagem já em liberdade nesta quinta-feira, 6, e recebeu apoio de internautas. Muitos afirmaram que ele "merece uma segunda chance".

"Bem-vindo, Cris!", escreveu uma internauta nos comentários da publicação. "Recomece de cabeça erguida, você merece. Deus o abençoe", comentou outra conta.

Por outro lado, outros internautas criticaram a decisão que tirou Cravinhos da cadeia. "Ele juntamente com o irmão não era pra sair nunca mais do presídio. Qualquer pena é pouco pra eles", escreveu uma conta. "Assassinoo", comentou outro. 

Vale lembrar que os outros nomes envolvidos no crime que chocou o país também estão em liberdade. Daniel Cravinhos, por exemplo, cumpre regime aberto desde 2018. Já Suzane, filha dos von Richthofen, cumpre a pena em liberdade desde janeiro de 2023.

O crime 

No dia 31 de outubro de 2002, um crime brutal abalou a sociedade brasileira quando o engenheiro Manfred e a psiquiatra Marísia Von Richthofen foram assassinados na residência da família, localizada no bairro Campo Belo, na zona sul de São Paulo. Os responsáveis pelo ato criminoso foram os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, que atacaram as vítimas com pauladas.

Na época do ocorrido, Suzane Von Richthofen, filha do casal e a mente por trás do planejamento do crime, tinha apenas 18 anos. Ela alegou às autoridades que a motivação para o assassinato estaria ligada à desaprovação dos pais em relação ao seu relacionamento com Daniel. Essa narrativa foi central durante o processo judicial que se seguiu.

O julgamento dos envolvidos ocorreu em 2006, resultando em condenações severas. Suzane e Daniel receberam penas de 39 anos e seis meses de prisão cada um, enquanto Cristian Cravinhos foi condenado a 38 anos e seis meses. 

Brasil morte Crime assassinato pena cadeia Cristian Cravinhos Suzane Daniel caso von Richtofen

Leia também

A previsão de Baba Vanga que teria se tornado realidade em 2025


Transatlântico lendário está prestes a se tornar o maior recife artificial do mundo


Placa tectônica está puxando crosta dos EUA para o interior do planeta


Audible lança adaptação sonora de '1984' com grandes nomes da dramaturgia


Cinco anos após cesárea, mulher descobre compressa esquecida no abdômen


Igreja Católica denuncia comércio ilegal de relíquias de Carlo Acutis