Machado de Assis (à esqu.) e a influencer (à dir.) - Domínio Público e Reprodução/Vídeo
Dom Casmurro

Capitu traiu? Influencer dos EUA termina Dom Casmurro e comenta polêmica

Influencer dos Estados Unidos opina sobre "Dom Casmurro" após viralizar com "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis

Thiago Lincolins Publicado em 12/06/2024, às 20h06

Nos últimos dias, um vídeo publicado pela influencer Courtney Henning Novak se tornou um dos mais comentados entre internautas. Ela, que tem um projeto literário, virou sensação ao se mostrar fascinada com "Memórias Póstumas de Brás Cubas", escrito por Machado de Assis. 

Após colocar a versão em inglês da obra nos mais vendidos da Amazon, Courtney decidiu ler outro clássico do Bruxo do Cosme Velho: "Dom Casmurro". Assim como na primeira leitura, Novak rasgou elogios para o escritor brasileiro. 

"'Dom Casmurro' talvez seja meu novo livro favorito, talvez esteja tomando a posição de 'Memórias póstumas de Brás Cubas'. Se você não está familiarizado com Machado de Assis, ele é um autor brasileiro que deveria ser mais conhecido em todo mundo. Ele tinha que estar do lado de Shakespeare", opinou a influencer.

 

Ela também decidiu opinar sobre a grande polêmica em torno do livro: Afinal, Capitu traiu Bentinho? Bom, para Courtney o narrador não é confiável.

Vamos falar da questão. Brasil, a Capitu traiu? Tenho muita inveja de vocês por terem convivido com esse debate. Não li críticas e nem mergulhei no assunto, mas a minha primeira opinião é que Capitu não traiu. Estou no time da Capitu. Acho que o narrador não é confiável, destruído pelas próprias emoções", disse ela.

Viral

No último mês, a influencer chamou atenção ao rasgar elogios para a tradução da "Memórias Póstumas de Brás Cubas", escrita por Machado de Assis. Ela é a mente por trás do projeto "Read around the World" no qual mira obras de diferentes países. Através do alfabeto, Novak escolhe país com a letra e consequentemente um livro clássico.

Como resultado, ela chegou no livro 'Memórias Póstumas de Brás Cubas', contudo, não estava preparada para o que encontrou. No vídeo, Courtney disse que nada vai se comparar com a obra escrita pelo brasileiro há mais de 140 anos.

"Me digam, o que eu vou fazer pelo resto da minha vida depois do livro? Tenho um monte de coisa para ler ainda, mas nada vai se comparar a isso daqui. Eu agora quero aprender português, preciso aprender", afirmou ela no vídeo, que viralizou nas redes sociais.

Como consequência, a tradução do livro chegou a assumir a segunda posição dos mais vendidos na categoria de ficção latino-americana e caribenha na Amazon.

O romance brasileiro até mesmo superou as edições em inglês de “O amor nos tempos de cólera”, do renomado Gabriel García Márquez, e uma coletânea de contos de Jorge Luis Borges.

Estados Unidos livro obra Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis Dom Casmurro

Leia também

Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro


Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica


Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília


Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II