Fóssil de Ictiossauro - Reprodução/Youtube
Pré-História

Cachorros encontram esqueleto de Ictiossáuro no sudoeste da Inglaterra

Graças ao faro de seus animais, o britânico Jon Gopsill localizou o fóssil de 65 milhões de anos em uma praia de Somerset

Joseane Pereira Publicado em 18/12/2019, às 07h00

Enquanto passeava com seus dois cães em uma praia de Somerset, Inglaterra, o britânico Jon Gopsill encontrou algo raro: o fóssil de um Ictiossáuro, criatura marinha de 65 milhões de anos. O achado foi feito no último sábado (14), quando um de seus filhotes encontrou um osso pertencente ao fóssil.

Segundo o Dr. Mike Day, curador do Museu de História Natural de Londres, "Olhando para este espécime, com base no número de ossos peitorais, na aparente ausência de cintura pélvica, bem como na distintiva ‘corcova’ das costas, é provável que sejam os restos de um ictiossauro".

Desenho de um ictiossauro e um pleistossauro criado em 1863 / Crédito: Wikimedia Commons 

 

Aparecendo pela primeira vez 250 milhões de anos atrás, os ictiossauros tiveram seus primeiros esqueletos encontrados na Inglaterra em meados de 1800. Eles variam de 1 a 16 metros, e são semelhantes a peixes modernos.

"Frequentemente vou à praia passear com meus cães e, quando a maré desce, vamos para as rochas porque eles gostam de brincar lá. Estávamos na praia quando vi essa coisa e pensei 'o que é isso?' então eu fui um pouco mais perto e pensei 'uau'. Percebi que era incrível, material de qualidade para museus”, afirmou Gopsill sobre sua descoberta.

Pré-história cães fóssil ictiossauro Somerset

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais