Caçadores de furacão - Divulgação/vídeo/UOL
EUA

Caçadores de tempestades voam dentro de furacão na região da Flórida

O furacão Milton, que registrou um aumento impressionante de 140 km/h em 24 horas, ameaça a região da Flórida e do Golfo do México

Giovanna Gomes Publicado em 08/10/2024, às 11h30

Um grupo de caçadores de furacão voou dentro do furacão Milton, que ameaça a região da Flórida e do Golfo do México. Embora a tempestade tenha sido rebaixada de categoria 5 para 4, ela ainda é considerada "extremamente perigosa", segundo o alerta do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

Esses caçadores de tempestades coletam dados cruciais para previsões meteorológicas e pesquisas sobre furacões. A missão da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) ocorreu na segunda-feira, 7, e envolveu a aeronave Miss Piggy, originalmente projetada para localizar submarinos na Guerra Fria.

A equipe mediu a pressão e os ventos de superfície no centro do furacão, informações essenciais para prever o comportamento da tempestade.

De acordo com informações do portal de notícias UOL, a previsão é de que o furacão Milton cause chuvas e ventos torrenciais, especialmente nos estados mexicanos de Yucatán, Quintana Roo e Campeche, embora não deva tocar o solo nessas áreas. Na Flórida, espera-se que a tempestade atinja Tampa na quarta-feira, 9.

A movimentação já gerou congestionamentos enquanto moradores tentam deixar a região, e autoridades orientaram os residentes de Tampa a evacuarem. Aqueles que decidiram permanecer estão protegendo lojas e casas com tapumes de madeira e sacos de areia.

Estado de emergência

O presidente Joe Biden declarou estado de emergência para a Flórida, autorizando operações federais de ajuda. O governador Ron DeSantis também alertou a população: "Vai ser poderoso, então, por favor, tomem as precauções adequadas. Ele [furacão Milton] tem o potencial de causar muitos danos".

O furacão Milton registrou um aumento impressionante de 140 km/h em 24 horas, tornando-se uma das tempestades de fortalecimento mais rápido no Atlântico. Em 2005, o furacão Wilma intensificou-se em 177 km/h em um dia, e o furacão Felix, em 2007, registrou um aumento de 160 km/h em apenas 24 horas.

Flórida tempestade furacão caçadores de furacão Milton

Leia também

Descoberta em túmulo siberiano revela origem da cultura nômade cita


Testamento de Cid Moreira revela que filhos não receberão herança


Cem Anos de Solidão: Quando estreia a adaptação da Netflix do clássico de Gabriel García Márquez?


Pesquisador diz ter descoberto a identidade de Jack, o Estripador


Australiano que se intitula nazista é condenado por gesto exaltando Hitler


Espaçonave da NASA envia com sucesso sinal de laser a 470 milhões de km pelo espaço