Boi Bumbá, ou Bumba Meu Boi, é uma festa típica brasileira - Getty Images
Brasil

Agora, Bumba Meu Boi é Patrimônio Imaterial da Humanidade

Em decisão da UNESCO nessa quarta-feira (11), a clássica festa que ocorre no Maranhão passa ao status de distinção da ONU

André Nogueira Publicado em 12/12/2019, às 10h46

O Bumba Meu Boi, personagem clássico da cultura maranhense, foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO). A prática, que envolve dança, roupas típicas e o toque da percussão, é única nos estados do nordeste, principalmente o Maranhão.

O conjunto da festa do Bumba Meu Boi, de origens na senzala, é único: “É justamente a natureza desse complexo. Não é um boi, é um complexo cultural onde se tem vários sotaques. Vai um pouco de cada coisa do Brasil, dentro do Bumba Meu Boi. É uma grande riqueza cultural que o Maranhão tem”, relatou Maurício Itapary, superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do estado.

A festa não se resume à imagem do Boi / Crédito: Getty Images

 

A decisão foi oficializada durante a reunião da UNESCO que ocorria em Bogotá, capital colombiana, passando a nível global o status de patrimônio imaterial que a festa já possuía no Brasil.

 “É uma resistência cultural forte, identitária, de pertencimento e também da questão de você se autorreconhecer enquanto negro”, declarou Luiz Carlos Guerreiro, produtor cultural, ao portal G1.

Brasil UNESCO Maranhão Patrimônio Imaterial da Humanidade Bumba Meu Boi

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais