Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos responsabilizou o Brasil pelo desaparecimento forçado de jovens negros em episódio ocorrido em 1990
Giovanna Gomes Publicado em 05/12/2024, às 07h31
Uma sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos responsabilizou o Brasil pelo desaparecimento forçado de 11 jovens negros no episódio conhecido como a "Chacina de Acari", ocorrido em 1990 no Rio de Janeiro. Publicada nesta quarta-feira, 4, a decisão afirma que o Estado brasileiro é culpado internacionalmente pelos crimes cometidos contra os moradores da favela de Acari e regiões próximas.
De acordo com a Corte, em 26 de julho de 1990, um grupo encapuzado que se identificou como policial sequestrou os jovens em um sítio na cidade de Magé, região metropolitana do Rio, e, desde então, o paradeiro das vítimas permanece desconhecido.
Segundo a AFP, a sentença atribui os crimes a um "grupo de extermínio" chamado "Cavalos Corredores", composto por policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar de Rocha Miranda.
O tribunal destacou que esses atos violam os direitos das vítimas ao reconhecimento da personalidade jurídica, à vida, à integridade pessoal e à liberdade. Além disso, a Corte também responsabilizou o Estado pelos homicídios de dois familiares de uma das vítimas, ocorridos três anos depois, enquanto investigavam, por conta própria, o envolvimento de policiais no caso.
Passados 34 anos, os crimes seguem impunes, e a Corte criticou a ausência de uma investigação séria e eficaz por parte do Estado brasileiro. Como medidas de reparação, foi determinado que se continue a investigação, intensifique a busca pelos desaparecidos, crie um espaço de memória no bairro de Acari e realize um diagnóstico sobre a atuação de milícias e grupos de extermínio no país.
Os brasileiros aprisionados nas 'fábricas de golpes' em Mianmar
Saudação bilíngue em trem belga gera polêmica com passageiros
Novas descobertas revelam ritos ancestrais em fonte sagrada na Itália
Fim do mistério: Revelada a verdadeira identidade do Chester
O enigmático piso de ossos descoberto em cidade da Holanda
Filmes de guerra dominam o top 5 dos mais assistidos no streaming em 2024