Bolsonaro rodeado de admiradores em praia - Divulgação / G1
Brasil

Bolsonaro passa feriado de Carnaval em praia aglomerada de São Paulo

O presidente cumprimentou banhistas após revelar situação de brasileiros que querem sair da Ucrânia

Wallacy Ferrari Publicado em 27/02/2022, às 13h45

O presidente Jair Bolsonaro (PL), decidiu curtir o feriado de Carnaval em uma das praias do Guarujá, no litoral de São Paulo. Com a pandemia em pleno vigor, o político esteve hospedado na ilha de Forte dos Andradas desde o último sábado, 26, e deve ocupar sua agenda com passeios até a previsão de volta para Brasília que é na próxima quarta-feira, 4, como informou o portal UOL.

Um vídeo publicado em suas redes sociais mostra o político interagindo com seus seguidores após um passeio de moto aquática pelas cidades do Guarujá. Jair causou uma grande aglomeração com sua presença e pegou crianças no colo, cumprimentando e conversando com fãs, todos sem máscara de proteção.

Durante a tarde do último sábado, 26, o presidente também explicou, através de seu perfil oficial no Twitter, a situação dos brasileiros que tentam deixar a Ucrânia em meio a abrupta invasão do Exército russo, ordenada por Vladimir Putin, com quem o brasileiro conversou pessoalmente no início do mês.

- Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 26, 2022

Confira o comunicado completo do presidente abaixo:

"Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres.

Ordenei também que duas aeronaves Embraer KC-390 Millenium, as maiores já produzidas no hemisfério Sul, fossem disponibilizadas para uma eventual missão de repatriação dos brasileiros que ainda estão em território ucraniano.

Mesmo diante de um cenário difícil, reforçamos: ninguém será deixado para trás. Peço aos brasileiros em territórios conflagrados que mantenham-se firmes, sigam as diretrizes e nos reportem qualquer incidente. Sei das dificuldades, mas não pouparemos esforços para resolvê-las.

O Itamaraty enviou uma missão para a fronteira da Romênia com a Ucrânia e tem coordenado a operação de evacuação de brasileiros por meio do contato direto com o chefe da estação central de trens de Kiev, com as autoridades migratórias e com as autoridades locais de Chernivtsi.

locação, mesmo um momento sensível em que estão em vidas humanas, princípios inegoáveis ​​das relações internacionais, e recursos importantes para a vida dos brasileiros, parte da imprensa insiste em gerar ruído e desinformar os brasileiros em troca de cliques.

Nem um conflito armado, indesejado por todos nós, é capaz de despertar nessas pessoas o devido senso de responsabilidade e o compromisso com a verdade necessários para que nosso povo atravesse esse momento difícil com serenidade e consciência da situação real de nosso país.

A posição do Brasil em defesa da soberania, da auto-determinação e da integridade territorial dos Estados sempre foi clara e está sendo comunicada através dos canais adequados para isso, como o Conselho de Segurança da ONU, e por meio de pronunciamentos oficiais.

Volto a afirmar que eu e meu governo estamos focados em garantir a segurança do nosso país, proteger os interesse do nosso povo, auxiliar os cidadãos brasileiros que se encontram nas regiões conflagradas e contribuir para uma resolução pacífica do conflito."

Brasil Ucrânia presidente Bolsonaro praia Guarujá passeio conversa

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais