Andrei Kurshin - Reprodução/Redes Sociais
Mundo

Blogueiro russo recebe pena de seis anos por divulgar informações falsas

O blogueiro militar russo, Andrei Kurshin, crítico da liderança militar russa, foi condenado em colônia penal graças à divulgação de informações falsas

Redação Publicado em 07/08/2024, às 17h11

Andrei Kurshin, um conhecido blogueiro militar russo, foi sentenciado a seis anos e meio de prisão em uma colônia penal, acusado de disseminar informações falsas sobre as Forças Armadas Russas, conforme anunciaram os investigadores estatais.

Kurshin, administrador do canal “Moscow Calling” no Telegram, apoiava os objetivos da Rússia na guerra contra a Ucrânia, mas frequentemente criticava a forma como a liderança militar conduzia a campanha. Seu canal havia se tornado um espaço popular para discussões entre ultranacionalistas que, embora compartilhassem do apoio à guerra, estavam insatisfeitos com as táticas e decisões das autoridades militares.

Em agosto do ano passado, analistas do Instituto para o Estudo da Guerra caracterizaram o blogueiro como um “ultranacionalista” que cruzou os limites das críticas permitidas pelo governo russo. Sua prisão gerou debate sobre a linha tênue entre patriotismo e a liberdade de expressão dentro do contexto da guerra na Ucrânia.

Efeito inibidor

A sentença de Andrei foi recebida com surpresa e indignação por muitos observadores internacionais, que veem o caso como mais um exemplo da repressão crescente na Rússia contra vozes dissidentes, mesmo entre aqueles que, em princípio, apoiam as ações governamentais.

Segundo o UOL, especialistas afirmam que a condenação de Kurshin pode ter um efeito inibidor sobre outros comentaristas e críticos militares que podem temer retaliações semelhantes.

*Sob supervisão;

Mundo exército Rússia notícias condenação Andrei Kurshin

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos