Fotografia de Antonieta de Barros - Divulgação/ Domínio Público
Antonieta de Barros

Ato assinado por Lula torna Antonieta de Barros uma das Heroínas da Pátria

Figura histórica foi a primeira deputada negra do país; entenda!

Redação Publicado em 05/01/2023, às 10h39

O Diário Oficial da União (DOU) anunciou hoje a sanção pelo novo presidente de um ato que inclui a jornalista e política Antonieta de Barros (1901 - 1952) no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria. 

O Livro consiste em um monumento cívico de pedra localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que tem o objetivo de homenagear figuras históricas importantes para a trajetória do Brasil. 

A aprovação pela Câmara dos Deputados da inclusão do nome de Antonieta de Barros no Livro ocorreu ainda em junho de 2022. Já sua autorização no Senado ocorreu em dezembro. 

Quem era ela?

Antonieta foi uma brasileiraque nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, de uma mãe que era escravizada liberta. Ela buscou a alfabetização na vida adulta, se tornando a primeira jornalista negra do estado, e posteriormente consolidando seu legado nacional ao ser a primeira deputada negra eleita no país. 

Uma das grandes pautas pelas quais a mulher lutou em sua carreira foi justamente a educação, conforme repercutido pelo UOL. Durante seu período na política, por exemplo, Barros foi responsável por desenvolver leis que forneciam bolsas de estudos para que estudantes de baixa renda pudessem cursar o Ensino Superior, e criou o Dia Nacional do Professor.

Brasil notícias governo Lula Antonieta de Barros Livro de Heroínas da Pátria

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais