Fotografia tirada no momento da selfie entre atletas da Coreia do Norte, Coreia do Sul e da China, nas Olimpíadas - Getty Images
Coreia do Norte

Atletas da Coreia do Norte podem receber punição por selfie com rivais do Sul

Jong Sik Ri e Kim Kum-yong, da Coreia do Norte, conquistaram prata no tênis de mesa de duplas nas Olimpíadas, e tiraram selfie após jogo com sul-coreanos

Éric Moreira Publicado em 04/09/2024, às 08h30

Durante as Olimpíadas de Paris 2024, pudemos assistir a vários momentos bastante emblemáticos dos esportes, com atletas de diferentes países, que não se encontrariam em outras ocasiões, interagindo entre si de forma que se torna inegável a afirmação de que o esporte une as pessoas. Porém, essa interação amigável pode render problemas a uma dupla de jogadores de tênis de mesa da Coreia do Norte.

Como já é de conhecimento geral, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem, desde a Guerra da Coreia (entre 1950 e 1953), grandes tensões diplomáticas. Isso porque os dois países nunca chegaram a assinar um acordo de paz, de forma que até hoje nota-se impasses entre as duas nações, que realizam uma série de ataques uma contra a outra, desde ameaças militares até balões com lixo e fezes.

Porém, em uma demonstração surpreendentemente amigável, chamou atenção em Paris a ocasião em que, após a final do tênis de mesa de duplas, os atletas norte-coreanos Jong Sik Ri e Kim Kum-yong — que conquistaram a medalha de prata — tiraram uma selfie com os sul-coreanos Jonghoon Lim e Yubin Shi, que conseguiram o bronze, e os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha, do ouro.

+ Descubra por que os atletas da Coreia do Norte não receberam o celular de brinde das Olimpíadas

Punição?

Apesar de o ato ter sido amplamente elogiado pela mídia global, a foto pode acarretar em punições aos norte-coreanos. Segundo o Daily NK, da Coreia do Sul, a dupla de mesa-tenistas passou pelo processo de escrutínio ideológico quando retornaram ao Norte, que avalia os comportamentos de pessoas que passaram longos períodos longe da Coreia do Norte.

Assim, conforme repercute a CNN Brasil, caso seja comprovado de alguma forma que os norte-coreanos infringiram alguma norma do país, eles podem sofrer punições administrativas ou até políticas.

Vale mencionar que, após a selfie, uma série de comentários positivos correu nas redes sociais, relacionados à interação amigável entre atletas de nações rivais; porém, no território norte-coreano, as opiniões foram bastante negativas. Isso porque, pela política do país, a dupla de mesa-tenistas não deveria ter tirado uma foto ao lado de competidores "inimigos".

Mundo Coreia do sul Coreia do norte notícias olimpíadas punição atletas tênis de mesa

Leia também

Tailandesa é resgatada duas horas após ser 'presa' por píton de quatro metros


Advogado dos Irmãos Menendez alega 'preconceito de gênero' na sentença


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por objeto de janela


Menstruação e mudanças vocais: Como era a puberdade para jovens na Era do Gelo?


“100 dias”: História de Amyr Klink vira aventura épica no cinema


Falhas no submarino Titan foram alertadas por engenheiro 5 anos antes da tragédia