Em um projeto ambicioso, o canadense Daniel Voshart criou representações de como os governantes seriam há 2 mil anos
Pamela Malva Publicado em 24/08/2020, às 13h10
Durante a quarentena, o artista Daniel Voshart decidiu começar um novo projeto, já que não podia sair de casa. Morando em Toronto, no Canadá, ele observou diversos bustos de imperadores romanos e percebeu que poderia deixá-los ainda mais realistas.
Utilizando uma tecnologia de ponta, então, Daniel transformou as estátuas de 54 antigos governantes em retratos fotorealistas. Em entrevista ao The Verge, ele contou sobre o “projeto de quarentena que saiu um pouco do controle”.
“Eu transformei, ou restaurei, 800 imagens de bustos”, explicou o artista. Além das esculturas, ele ainda contou com moedas, pinturas e documentos escritos da época, que traduziram, em palavras, os rostos dos imperadores.
A combinação de uma pesquisa minuciosa e das fontes certas fez com que Daniel criasse uma aparência bastante próxima da real. Cada imagem, segundo o artista explicou, demorou um dia inteiro para ser projetada.
No final, Daniel imprimiu 300 pôsteres com as fotos — quantidade que ele esperava vender durante um ano. Ao contrário do que ele pensava, no entanto, a demanda pela obra foi tamanha, que todos os exemplares esgotaram em apenas três semanas.
Muito mais interessado pela cultura romana, o artista canadense agora planeja viajar até a Roma. Ainda mais, ele está consultando diversos professores de história para fazer alguns acertos em sua obra, como no tom de pele dos imperadores.
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília
Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II