Fotografia mostrando rena desenhada - Divulgação/ Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France
Arqueologia

Arte rupestre recém-descoberta pode solucionar mistério arqueológico na França

Pela primeira vez, foram encontrados desenhos feitos com carvão na caverna Font-de-Gaume, o que permitirá datá-los; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 19/12/2023, às 13h11 - Atualizado em 23/12/2023, às 13h29

Em Dordonha, região situada no sul da França, pesquisadores encontraram recentemente desenhos rupestres que trazem a chave para solucionar um mistério arqueológico antigo. 

Isso pois o local é conhecido por contar com mais de 200 cavernas de arte rupestre em seu complexo cavernoso. Eles são feitos, porém, com pigmentos à base de óxido de ferro ou manganês — o que faz com que a datação de radiocarbono geralmente utilizada para determinar a idade de artefatos históricos não funcione com eles. 

Os desenhos recém-descobertos, no entanto, foram criados com carbono negro (carvão), algo inédito na caverna até então. Graças ao achado, será finalmente possível determinar em que período histórico o lugar foi pintado. 

Conforme anunciou o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France e repercutiu o Phys.org, a arte foi encontrada na caverna Font-de-Gaume, que é um Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

Outra imagem mostrando a arte rupestre da caverna / Crédito: Divulgação/ Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France

 

O estudo 

Devido a importância cultural da caverna francesa, os responsáveis pelo estudo que encontrou os valiosos desenhos rupestres utilizaram métodos não invasivos de análise, como fotografia de luz infravermelha e fluorescência de raios x, entre outros. 

Um detalhe curioso é que a arte rupestre à base de carvão estava escondida sob as camadas de desenhos à base de óxido de ferro, que representam bisões, veados, mamutes e cavalos. 


+ Confira a pesquisa clicando neste link. 

França Mundo História notícias arqueologia Arte rupestre

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"