A caixa de vela encontrada na Noruega - Divulgação/Facebook/Secrets of the Ice
Arqueologia

Arqueólogos encontram caixa usada em transporte de velas de 500 anos, na Noruega

Em um ótimo estado de conservação, o item foi descoberto em uma geleira em degelo

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/06/2021, às 14h24

Uma descoberta impressionante foi feita por arqueólogos do Programa de Arqueologia da Geleira em Innlandet, na Noruega, que estavam fazendo uma busca na geleira Lendbreen, no Parque Nacional de Breheimen. Eles encontraram uma antiga caixa de velas.

Como noticiou o portal Phys, o item foi descoberto nas bordas da geleira que está em processo de degelo. A divulgação da descoberta foi feita por meio da página oficial do programa no Facebook e no Twitter.

The wooden box from the Lendbreen ice - a big surprise and a mystery solved!❤
The wooden box, with the lid still on, is one of the most awesome finds we have discovered from the ice. How old was it and what kind of wood had been used to make it?Not least: what was inside?😮 1/4 pic.twitter.com/zONwFaoCD8

— Secrets Of The Ice (@brearkeologi) June 2, 2021

“Essas caixas de velas são conhecidas desde tempos recentes aqui na Noruega. Eles eram usados ​​para transportar velas entre as fazendas principais e as fazendas de verão. Agora sabemos que essas caixas de velas foram usadas há muito tempo”, escreveram.

Os pesquisadores notaram que, dentro da caixa, estava uma vela provavelmente feita de cera de abelha, o que fez com que eles datassem a caixa do período entre 1475 e 1635. Assim, o artefato pode ter entre 386 e 546 anos.

Crédito: Divulgação/Facebook/Secrets of the Ice

 

A caixa está em ótimo estado de conservação, segundo os arqueólogos, e é feita de madeira de pinho. Ela estava com a tampa ainda firme, muito bem preservada devido ao gelo que a guardou por tantos anos.

Durante o projeto, os especialistas também fizeram outras descobertas. Foram encontrados lanças, bengalas, coleiras de cachorro, luvas, raquetes de neve e, inclusive, o esqueleto de um cão de estimação. 

História arqueologia Descoberta Arqueológica Noruega notícia geleira caixa de vela

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro