Ruínas de um grande assentamento em Varsóvia - Divulgação/Facebook/Dzielnica Białołęka
Arqueologia

Arqueólogos descobrem ruínas de assentamento de 3 mil anos em Varsóvia, na Polônia

Segundo os especialistas, cerca de 1.500 artefatos antigos foram encontrados no local

Penélope Coelho Publicado em 07/09/2020, às 08h30

De acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias polonês Poland In, nesta segunda feira, 7, pesquisadores encontraram ruínas de um grande assentamento de 3 mil anos pertencente à Cultura Lusaciana, no distrito de Białołęka, em Varsóvia, na Polônia.

De acordo com o site, a exploração foi organizada por autoridades de Varsóvia como uma investigação de salvamento arqueológico, isso aconteceu porque no local futuramente uma piscina será construída. Por ser uma região conhecida por seu valor arqueológico, especialistas foram mandados para lá.

Durante as pesquisas, os estudiosos descobriram o assentamento antigo com uma área que corresponde a quase meio hectare, além disso, foram descobertos no local cerca de 1.500 artefatos, principalmente objetos de cerâmica, mas, também de madeira e couro.  

“Com muito esforço e cuidado, extraímos pequenos fragmentos, limpamos e colamos os vasos de cerâmica [...] Um achado muito interessante é, por exemplo, o chamado ‘prato de peneira’, é semelhante a um coador moderno, mas provavelmente foi usado para fazer queijo cottage há cerca de 2.500 mil anos”, revelou um especialista envolvido na descoberta, em um comunicado para a imprensa da Polônia.

De acordo com os arqueólogos, a área do assentamento era usada para a produção de artigos necessários para a população que morava em torno do local. Atualmente, os especialistas continuam seus trabalhos em Białołęka a fim de entenderem melhor sobre como a região foi importante na Idade do Bronze e do Ferro.

arqueologia Polônia artefatos Ruínas Varsóvia Cultura Lusaciana

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais