Alguns dos itens encontrados na expedição - Museu Histórico de Sanok
Europa

Arqueólogos descobrem centenas de flechas e lanças em assentamento na Polônia

Os pesquisadores afirmam que as armas foram utilizadas durante os combates de invasores de Casimir, o Grande, no século 14

Wallacy Ferrari Publicado em 28/07/2020, às 07h50

Uma equipe de arqueólogos encontrou centenas de flechas e lanças durante as escavações no assentamento fortificado Biala Góra, no norte da Polônia. Os itens são relacionados aos episódios da invasão de Casimir, o Grande, por volta de 1340, sendo utilizado em combates para a tomada do território

Os itens encontrados passaram por uma análise espacial, com a pesquisa fazendo uma relação entre as distâncias dos itens. Com isso, a publicação determina que o epicentro do combate foi ao sul do assentamento, que fica nos picos arborizados das Montanhas Słonne, no distrito de Sanok, em Wójtostwo.

Conhecido como “Castle”, o local já era estudado pela equipe do Museu Histórico de Sanok há cerca de um século, mas teve sua análise interrompida com a segurança dobrada pela presença de caçadores ilegais de tesouro. Recentemente, os constantes achados de amadores com detectores de metais renderam um estudo sobre o impacto da intervenção na arqueologia.

O Dr. Piotr Kotowicz, do Museu Histórico de Sanok, explicou que a análise aponta que os defensores foram dominados pelos invasores, revelando um período histórico: “Os resultados da pesquisa excederam nossas expectativas mais loucas. Durante várias temporadas e em torno do assentamento, encontramos mais de 200 pontas de flechas e parafusos”.

Europa descoberta arqueologia Polônia flecha lança Assentamento Castle

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais