Momento em que o programa fez apologia ao estupro - Divulgação/Vídeo
Internacional

Apresentador de TV da Costa do Marfim indigna público ao pedir para estuprador encenar agressão

A situação foi alvo de repúdio nas redes sociais

Redação Publicado em 02/09/2021, às 13h58

Um jornalista de televisão da Costa do Marfim foi alvo de repúdio nas redes sociais locais e de países vizinhos ao ter um quadro de seu programa considerado apologia ao estupro.

Em certo momento, Yves de Mbella, apresentador do programa “La Télé d’Uci Vacances” e do concurso da Miss Costa do Marfim, pediu para o convidado, que foi retratado como “ex-estuprador”, encenasse como agredia suas vítimas, utilizando uma boneca de plástico para demonstrar a representação real.

As imagens, que foram ao ar em horário nobre pelo canal Nouvelle Chaine Ivorienne (NCI), indignou telespectadores e acarretou uma petição exigindo que o apresentador fosse punido. No momento em que o convidado descrevia os detalhes da agressão, o apresentador ainda fez perguntas, riu e ajudou a posicionar o manequim.

De acordo com o Conselho de Comunicação Independente da Costa do Marfim, a punição anunciada foi de suspender o apresentador. Em comunicado, a decisão acrescentou que o programa demonstrou tolerância com o crime de estupro, usou linguagem obscena e atacou a dignidade das mulheres.

O canal responsável se desculpou pela transmissão e cancelou o episódio final de continuação do programa. Além disso, a emissora afirmou estar comprometida com as mulheres e fez menção a um programa diário que valoriza histórias de sucesso das mulheres do país.

Mbelle usou o Facebook para pedir desculpas e afirmar que tentou “aumentar a conscientização” sobre as vítimas de estupro. A operadora de telecomunicações MTN, patrocinadora do concurso Miss Costa do Marfim, afirmou que tomará providências.

redes sociais Facebook Internacional Costa do Marfim Nota de Repúdio Apresentador de TV

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais