Lawrence Faucette - Divulgação / Centro Médico da Universidade de Maryland
Ciência

Após um mês do segundo transplante de coração suíno, médicos não detectam sinais de rejeição

O procedimento experimental foi aplicado em Lawrence Faucette, de 58 anos, que exibia um quadro de doença cardíaca em estágio terminal

Redação Publicado em 20/10/2023, às 16h12

Em setembro, Lawrence Faucette, 58, passou por uma cirurgia experimental para transplantar um coração, geneticamente modificado, de um porco em seu peito. Agora, os médicos afirmaram que o órgão não apresenta sinais de rejeição e está funcionando por conta própria.

O procedimento, segundo de seu tipo em todo o mundo, visava tratar sua doença cardíaca em estágio terminal, que o tornara inelegível para um transplante tradicional, onde se utiliza um órgão de origem humana.

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 20, Bartley Griffith, diretor do Programa de Transplante Cardíaco e Pulmonar da Escola de Medicina da Universidade de Maryland (UMMC), garantiu que a função cardíaca de seu paciente é “excelente”.

Não tivemos nenhuma evidência de infecções e nenhuma evidência de rejeição no momento.”, concluiu o cirurgião que realizou o procedimento de Faucette.

Recuperação

Conforme repercutido pela CNN Brasil, o diretor do Programa de Xenotransplante Cardíaco da UMMC, Muhammad Mohiuddin, esclareceu que o próximo objetivo é fazer com que Faucette realize ações de seu cotidiano sem ajuda externa. 

Estamos retirando todos os medicamentos que inicialmente apoiavam seu coração. Então agora o coração dele está fazendo tudo sozinho. Estamos trabalhando muito com nossa equipe de fisioterapia, que dedica muito tempo ajudando-o a recuperar as forças que perdeu durante o último mês de internação hospitalar”, explicou Mohiuddin através da UMMC.

Faucette é um veterano da Marinha com 20 anos de serviço, casado e pai de dois filhos, nascido em Frederick, Maryland. Ele ocupou recentemente a função de técnico de laboratório no National Institutes of Health, mas foi internado UMMC devido a sintomas de insuficiência cardíaca no dia 14 de setembro.

tratamento cirurgia transplante atualizações procedimento experimental coração suíno Universidade de Maryland

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais