O caso aconteceu em Guaraci, interior de São Paulo, e agora causa preocupação sobre a estiagem na região
Penélope Coelho Publicado em 29/10/2020, às 10h30
De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira, 29, pelo portal de notícias G1, a seca no rio Grande — que banha os estados de Minas Gerais e São Paulo — fez com que o nível de água abaixasse revelando uma ponte feita na década de 1950, construída para o atravessamento de gado na região de Guaraci, localizada no interior de São Paulo.
Pescadores da região afirmam que essa é a primeira vez em 46 anos que a estrutura pode ser avistada. Anteriormente, a ponte servia como passagem para animais que saiam de Minas Gerais com destino final em Barretos, também no interior paulista.
Além da revelação da antiga ponte, a estiagem trouxe à tona restos de outras construções que passaram anos em baixo d'agua. Sabe-se que atualmente, o nível do rio Grande está em 7%, o que indica o índice mais baixo já registrado nos últimos 10 anos. Contudo, até o momento, a prefeitura de Guaraci não decretou racionamento.
A situação da seca na região vem causando preocupação em especialistas, já que afeta a fauna da região, além de prejudicar quem depende do rio para seu sustento. “Se o rio continuar como está, provavelmente a gente tenha até que ir embora daqui, porque não conseguimos nada”, afirma o pescador Devaldo Matias de Menezes, em entrevista ao G1.
Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos