Um busto de bronze do imperador romano Calígula, conhecido por seu comportamento sexualmente depravado, foi localizado após quase 200 anos
Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/06/2024, às 17h11 - Atualizado em 28/06/2024, às 18h39
Especialistas descobriram um fascinante busto de bronze que representa um dos nomes mais intrigantes da História: o imperador Calígula.
O busto, perdido por quase 200 anos, tem 12 centímetros de altura e foi encontrado originalmente em Herculano, uma cidade romana devastada pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.
É possível que a obra tenha sido esculpida em Herculano, pouco antes, ou após a morte de Calígula, aproximadamente 2.000 anos atrás.
+ Calígula, o imperador injustiçado.
O busto retrata a testa alta do imperador, sua boca pequena de lábios finos e um queixo proeminente.
Após uma busca persistente que durou uma década, o busto foi descoberto pela Dra. Silvia Davoli, curadora de Strawberry Hill e historiadora da Universidade de Oxford.
"A descoberta do busto de Calígula é verdadeiramente um acontecimento emocionante. Cada objeto recuperado abre portas para novas hipóteses, ajudando-nos a compreender melhor a vida secreta dos objetos e seus movimentos ao longo dos séculos", disse ela, conforme repercutido pelo Daily Mail.
No século 18, o busto foi dado ao famoso escritor e político inglês Horace Walpole por Sir Horace Mann, um parente distante que serviu como enviado britânico na Itália. Na ocasião, tanto Mann quanto Walpole ficaram impressionados com a expressividade do rosto, que descreveram como representando o imperador “no início de sua loucura”.
Assim como muitos de seus tesouros, Walpole o guardou em Strawberry Hill House, sua vila neogótica construída em Twickenham a partir de 1749.
No entanto, em 1842, o busto que representa Calígula foi vendido durante um episódio conhecido como a “Grande Venda”, aonde parte de sua coleção foi dispersa, e desde então, desapareceu.
Agora, após 182 anos, o busto fora emprestado à sua residência original, a Strawberry Hill House, para uma exposição que será realizada de 29 de junho a 8 de setembro.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra