Cena do filme da Disney “Mundo Estranho” - Reprodução/Disney
Estados Unidos

EUA: Após exibir filme com personagem gay, professora é investigada

O caso aconteceu nos Estados Unidos após a professora passar para seus alunos um filme da Disney

Redação Publicado em 16/05/2023, às 15h59

Nos Estados Unidos, a professora Jenna Barbee está sendo investigada pelo Departamento de Educação da Flórida, após exibir para seus alunos o filme da Disney “Mundo Estranho”, no qual há a presença de um personagem gay na trama.

Conforme repercutiu a CNN Brasil, no último fim de semana, a professora desabafou em uma publicação em seu TikTok:

Eu sou a professora que está sendo investigado pelo Departamento de Educação da Flórida por doutrinação por exibir um filme da Disney”. 

Na mesma postagem, além de ter explicado o motivo de ter passado a animação para os estudantes, ela ainda ressaltou que os pais deles haviam assinado papéis onde permitiam que os alunos assistissem à produção. Porém, segundo Jenna, uma mãe teria reclamado e a denunciado ao Departamento de Educação do estado.

A porta-voz das Escolas do Condado de Hernando, Karen Jordan, comentou que a mãe que denunciou a professora da quinta série disse para o diretor da escola que o filme não era adequado para os estudantes. A delatora também é membro do Conselho do Distrito Escolar do Condado de Hernando. 

A reclamação se encaixa na lei do estado da Flórida que foi assinada no último ano pelo governador Ron DeSantis, onde se torna proibido algumas insinuações sobre orientação sexual e identidade de gênero na sala de aula. Aqueles educadores que desrespeitarem a política do estado podem ser suspensos ou ter suas licenças de ensino revogadas. 

Explicação da professora

No último dia 9, durante uma reunião com os membros do conselho escolar, Jenna Barbee explicou aos integrantes que o filme fazia parte de um plano de aula sobre meio ambiente e ecossistemas, e que a animação não era de forma alguma sexual. No mesmo evento, Shannon Rodriguez, a mãe que a denunciou, estava presente.

Estados Unidos denúncia investigação disney gay professora Jenna Barbee

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra