Pedras Guia da Georgia, monumento destruído por conservadores cristãos - Foto por Ashley Clements pelo Wikimedia Commons
Estados Unidos

Apontado como 'satânico' por conservadores, monumento dos EUA é destruído

Estrutura conhecida 'Stonehenge da América' carregava mensagem sobre controle populacional

Redação Publicado em 07/07/2022, às 14h53 - Atualizado às 14h54

Um monumento conhecido como 'Stonehenge da América', localizado na cidade de Elberton, na Geórgia, Estados Unidos, foi demolido na última quarta-feira, 6, após ter sofrido um ataque com bomba. A estrutura, que se chama Pedras Guia da Geórgia, foi bombardeada e era classificada por conservadores cristãos como uma obra satânica.

O monumento, erguido em 1980 por encomenda de uma pessoa que utilizada o pseudônimo de R.C. Cristão, funcionava como um calendário e carregava mensagens para a sobrevivência da humanidade no caso de algum evento apocalíptico e sobre controle populacional, em oito idiomas modernos — sendo eles inglês, espanhol, suaíli, hindi, hebreu, árabe, chinês e russo.

Sua estrutura era composta por 6 grandes pedras de granito, sendo uma central, rodeada por quatro outras maiores, e uma última em cima de todas, na horizontal. Além dos escritos em idiomas modernos, no topo havia uma pequena mensagem em quatro línguas antigas — babilônico, sânscrito, grego e hieróglifos egípcios.

Pedras Guias da Georgia antes de serem destruídas / Foto por Ashley Clements pelo Wikimedia Commons

 

Imagens divulgadas pela imprensa estadunidense mostram que um dos cinco blocos de granito que servem de sustentasão para o superior desmoronou durante a explosão, e outros foram danificados. Após o ocorrido, as autoridades decidiram por demolir o monumento por completo, por razões de segurança, como informado pela Folha de S. Paulo.

Pedras Guias da Geórgia danificadas por explosão / Foto pela SKYFOX pelo Wikimedia Commons

 

Investigação

A polícia da Geórgia ainda investiga o caso, mas ainda não se sabe exatamente quais as motivações para o ataque. A agência de investigação do governo, por sua vez, divulgou em redes sociais vídeo que mostra o momento da explosão, em que um carro passa perto do local pouco antes. 

(2/3) The videos show the explosion and a car leaving the scene shortly after the explosion. No one was injured. pic.twitter.com/8YNmEML9fW

— GA Bureau of Investigation (@GBI_GA) July 6, 2022

Técnicos do esquadrão antibombas também buscam pistas que possam apontar os responsáveis pelo atentado. Chris Kubas, vice-presidente da associação Elbert Granito, alegou que as câmeras de monitoramento do local foram instaladas após outros casos de vandalismo ao monumento.

curiosidades notícias monumento bomba destruição vandalismo Stonehenge da América Pedras Guia da Geórgia monumento satânico

Leia também

As buscas pela capivara brasileira que fugiu de zoológico na Inglaterra


Irmãos Menendez: Série revolta internautas ao sugerir incesto


A atitude inusitada da princesa Diana durante evento de gala em 1996


Pesquisadores descobrem origem de som assustador vindo da Fossa das Marianas


Veja 5 dicas para você não virar mais um caso de 'Aeroporto - Área Restrita'


Veja quando acontece a próxima Superlua de 2024