A americana Edith Muray-Traina é a nova recordista do Guinness - Divulgação/Youtube/Guinness World Records
EUA

Aos 100 anos, tataravó entra para o Guinness por levantamento de peso

Hobby começou quando ela tinha 91; hoje Edith Muray-Traina é capaz de levantar até cerca de 75 quilos

Giovanna Gomes sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 10/08/2021, às 07h55

A levantadora de peso americana Edith Murway-Traina é o mais novo destaque do Guinnes World Records. Aos 100 anos de idade e já tataravó, ela é a pessoa mais velha a competir pela categoria, conforme informações do UOL. No passado, ela atuou como dançarina e como professora de dança.

Segundo o site do livro dos recordes, a idosa vive na cidade de Tampa, na Flórida, e é capaz de levantar até cerca de 75 quilos, além de que suporta um supino de quase 30 quilos.

Esbanjando saúde, Murway-Traina afirma não ter mais espaço em sua casa para guardar o grande número de troféus que ela ganhou nas várias competições de levantamento de peso das quais já participou.

Mas engana-se quem pensa de Edith sempre treinou para isso. Na verdade, tudo começou como um hobby, quando ela tinha 91 anos. Na época, ela viu colegas da academia levantando peso e decidiu fazer o mesmo.

"Enquanto eu observava aquelas garotas fazendo suas coisas, pensei que também deveria pegar algumas barras, e assim eu o fiz", lembou a recordista, de acordo com o Guinness.

"Descobri que estava gostando e me desafiando a ficar um pouco melhor. Em pouco tempo, eu fazia parte da equipe", finalizou.

Durante a pandemia de covid-19, Edith teve de dar uma pausa em seus treinos. Hoje, no entanto, ela afirma estar muito animada para voltar à rotina com seu treinador e também para competir muito em breve. "Espero que em novembro eu receba outro troféu com muitos aplausos".

mulher recorde idosa mais velha Guinnes tataravó levantadora de peso

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais